Conteúdo robusto
Texto: Redação Revista Anamaco
As palestras do dia 11/04 apresentadas no Núcleo de Conteúdo promovido pela Grau 10 Editora/Revista Anamaco, em parceria com a RX tiveram conteúdo diverso, abordando desde iniciativas pioneiras no mercado de material de construção, passando por tendências do setor para os próximos meses e dicas para que a operação das lojas seja mais eficiente.
Quem abriu os trabalhos foi Álisson Razoni, sócio-diretor da DNA de Vendas, consultoria que atua com foco exclusivo no desenvolvimento de processos, modelos de gestão, tecnologia e pessoas para o aumento da produtividade em vendas.
O palestrante comentou que ter metas é essencial e elas devem ser perseguidas continuamente. “Vários fatores mudam ao longo do tempo , então é fácil achar que atingir a meta é fácil, depois que ela foi atingida”, frisou.
O importante é prestar atenção na infra estrutura, nos processos, para conseguir atingir os resultados. Ele ressaltou os desafios para atingir 120% da meta: adquirindo conhecimento, a base para superar os medos e as barreiras - um profissional seguro consegue melhorar os resultados da loja - processos e sistemas eficientes, investimentos em tecnologia e em pessoas.
O consultor salientou, ainda, que o que faz o cliente comprar não é o preço, e sim o que o produto ou serviço está trazendo para ele, o melhor custo-benefício. “Esse conceito precisa ser transmitido à equipe, que deve saber qual a identidade da empresa e, com clareza, o que ela tem a oferecer”, finalizou.
Logo depois, o público acompanhou a palestra: “Village Home Center: um case de sucesso”, apresentada pelo diretor da empresa, Marcos Atchabahian. O Grupo conta com 20 unidades em São Paulo - 500 funcionários e um Centro Logístico com 500 mim metros quadrados - e ocupa posição de destaque entre os maiores do varejo do setor com foco nas vendas para as classes C, D e E.
A empresa tem 45 anos no mercado e, quando foi inaugurada, os quarto sócios não tinham conhecimento do negócio. “Quem for começar hoje, precisa entender como o negócio funciona e se preparar, pois o nível de profissionalismo é muito grande hoje em dia”, ensinou.
A primeira unidade tinha apenas 300m² e, em pouco tempo, começou o processo de expansão - pautado por profissionalismo e respeito ao consumidor. Desde o início, o público que frequenta as lojas é o consumidor de baixa renda - até seus mil reais- com o sonho de ter a casa própria. Os clientes compram aos poucos e constantemente, além de valorizarem itens de qualidade. As construções são feitas com auto gestão e que gosta de lojas menores, bem organizadas, limpas e com produtos dentro do padrão de consumo deles. “Isso é imprescindível, porque as mulheres frequentam os pontos de venda decidem tudo”, frisou Atchabahian.
Segundo ele, trata-se de um público exigente, que trabalha muito, valoriza seu dinheiro e honra os pagamentos - a inadimplência é baixa. O atendimento tem de ser objetivo e é necessário deixá-lo à vontade dentro da loja. “Quem conquista esse público, consegue bons resultados. Cada aquisição de produto representa um pedacinho do sonho que está sendo realizado”, complementou.
A palestra seguinte, com o tema: “O Futuro do Varejo MatCon: Tecnologia, Integração e Crescimento de Todo o Ecossistema” , foi apresentada por Alessandro Fantinato e Jeferson Procópio. Alessandro é diretor na HomeOn Soluções - hub que conecta lojistas, atacados e indústrias com tecnologias acessíveis e escaláveis. Tem mais de 25 anos de atuação no setor de material de construção, com experiência em grandes players da indústria e distribuição.
Jeferson é desenvolvedor de sistemas para PME desde 1997, pioneiro na integração de ERP e PDV com impressoras fiscais e NF-e no Pará. Hoje CEO e Fundador da Quick Digital Pagamentos, lidera a digitalização de negócios com soluções de pagamentos, Tap To Pay e SmartPOS, ERP-PDV, e serviços financeiros para o varejo brasileiros em uma plataforma totalmente integrada em Ambiente Mobile.
Eles falaram sobre o cenário atual de inovação, tecnologia e Inteligência Artificial no varejo de material de construção, os desafios das lojas Independentes. Destacaram, ainda, oportunidades de transformação e explicaram qual a proposta da HomeOn.
Fantinato lembrou que hoje temos mais de 150 mil lojas no Brasil e que a loja de bairro movimenta praticamente todo o mercado. “O relacionamento com a comunidade foi sendo construído e isso é muito valioso, tem importantes dados dos clientes e o desafio é trazer isso do físico para o digital. A tecnologia potencializa tudo isso que foi construído”, ensinou.
Procópio afirmou que IA não é mágica, são dados aplicados trazendo resultado para o lojista. “Isso já está acontecendo e precisamos levar para as lojas de material de construção”, ressaltou.
Em seguida, importantes orientações para lojistas de todos os portes foram apresentadas na palestra: “Do digital para o físico: Como o design contribuiu para a transformação da Loja do Mecânico no varejo”, ministrada por Fernando Pastana, responsável pela área de Design e Visual Merchandising da Design Novarejo, liderando projetos conceituais e inovadores para o varejo, com expertises adicionais em layouts e projetos técnicos. Ele tem mais de duas décadas na área de Design e, em paralelo, atua com pesquisa de mercado para grandes marcas e empresas globais, atendendo as necessidades do mercado, desde a coleta de informações, análise de dados e geração de insights.
A Loja do Mecânico, de Franca (SP) reconhecida como a principal plataforma omnichannel de máquinas e ferramentas da América Latina, iniciou sua trajetória no comércio eletrônico, atendendo principalmente mecânicas, borracharias e autoelétricas. Com o objetivo de expandir sua presença para o varejo físico, a empresa buscou criar lojas inovadoras que integrassem tecnologia avançada e permitissem a experimentação de produtos. A Design Novarejo foi responsável pelo desenvolvimento completo desse projeto, abrangendo arquitetura, layout, mobiliário, visual merchandising e comunicação visual. Essa iniciativa resultou na inauguração de 18 lojas físicas nos estados de São Paulo e Minas Gerais, consolidando a estratégia omnichannel da empresa.
De acordo com a especialista, quando falamos em loja, devemos pensar que o cliente precisa desejar ir até ela e saber que encontrará uma boa experiência. Segundo ele, a integração dos mundos físico e digital é o que faz a marca se tornar relevante no mercado.
Sobre o projeto realizado para a Loja do Mecânico, Pastana destacou que foi pioneira no e-Commerce de máquinas e ferramentas e cresce em média 8% ao ano. Entre as iniciativas adotadas pela Design Novarejo, destacam-se: deixar o espaço acolhedor para receber os profissionais do setor, melhorar a experiência de visualização da loja como um todo e o uso de tecnologia para fornecer maior número de informações sobre os produtos aos clientes.
O CEO da loja, Thiago Gurgel, comentou sobre os resultados alcançados após o projeto. Segundo ele, a decisão de sair do digital para o físico foi tomada quando surgiu a necessidade de entregar mais rapidamente as mercadorias comercializadas. Optou-se pela personalização oferecida pela Design Novarejo. A integração do físico com o digital tem funcionado. Hoje, 20% dos que compram online vão retirar na loja física e acabam comprando mais. “O índice de satisfação dos clientes é elevado. A loja trouxe conforto e segurança aos consumidores, que compram com agilidade e têm garantia e suporte integral”, afirmou.
Foto: Marcio Nami/Grau 10 Editora