Empresas

Copafer prioriza a relação “cara a cara” com os clientes e colhe bons resultados

Texto: Redação Revist Anamaco

Com o objetivo de implementar uma nova cultura na empresa, Allan Bonucci, diretor Comercial, da Copafer, teve uma ideia: mostrar seu dia a dia à frente dos negócios e tirar a “cortina” que dividia a alta cúpula da companhia das demais pessoas. Para tanto, desde janeiro deste ano, incluiu em sua rotina a visita às lojas do Grupo, localizadas em Santo André e Mauá, na Grande São Paulo.
Além da abordagem de clientes, a ação prevê o atendimento e a venda, comprovando que liderança não se faz apenas com palavras, mas com atitudes. “Acredito que tudo deve partir do topo para a base. Os diretores devem ser exemplo dessa cultura e mostrar isso, no dia a dia, faz toda a diferença para a percepção dos colaboradores e clientes”, observa o diretor.
Bonucci conta que identificou que um movimento inteligente seria dar “cara” ao negócio, mostrar quem está por trás de tudo, quem é responsável pelas coisas boas e ruins, o que deu certo e o que precisa ser arrumado. “Pessoas se conectam com pessoas e para isso precisava de um rosto, mas não poderia ser qualquer pessoa”, salienta.
O executivo afirma que as visitas aos pontos de venda são frequentes e rotineiras. Ele reforça que para alcançar novos resultados é preciso se posicionar, sair do anonimato e ser o protagonista do negócio. Com isso, é preciso mobilizar toda a equipe para que a iniciativa não pare no diretor, mas que todos se transformem em promotores da Copafer para que o trabalho de todos seja o mais prazeroso possível. “É importante ter orgulho do que faz e sempre buscar ser a sua melhor versão. Não controlamos os resultados, mas a intensidade que colocamos para alcançá-los”, pontua.
Para a divulgar a iniciativa, o diretor escolheu as redes sociais Instagram - @allancopafer - e Tiktok. Por meio delas, são apresentados vídeos, fotos, enquetes, stories e todo o arsenal disponível da plataforma para poder se conectar de todas as formas com o cliente e colaboradores. Além disso, Bonucci está participando, ativamente, de podcasts, entrevistas e eventos, o que reforça essa nova fase da empresa. “Agora, quem compra da Copafer sabe de quem está comprando e se tiver que elogiar, reclamar ou culpar alguém já sabe com quem falar”, salienta o executivo.
O diretor comenta que as visitas nem sempre são flores. Segundo ele, muitas das vezes, escuta elogios e pessoas contentes, mas também aparecem casos que, por burocracias e processos, geram desconfortos aos clientes.
Mas o balanço é positivo. Bonucci revela que conseguiu uma evolução no engajamento dos colaboradores com esse movimento nunca antes vista na história da Copafer. O executivo conta, ainda, que a ação começou a criar o desejo de antigos colaboradores a voltarem a trabalhar na empresa, além de outros talentos, de diversos lugares. “Saímos da posição de empresa normal para uma que tem cara e cultura ativa latente, que quer ouvir, se comunicar e onde todos têm espaço e voz.  O canal hoje é direto com o diretor. Quem quer falar algo, minha sala está aberta e meu Instagram também”, garante.
Essa aproximação com seus públicos permite, ainda, o surgimento de ideias, que têm sido colocadas em prática por meio dos líderes de cada área, pois a cultura está cada vez mais presente na empresa, que está em constante evolução.
No âmbito dos negócios, a iniciativa também foi certeira. O diretor conta que o resultado criado dentro da companhia também se reflete fora dela. Segundo ele, a Copafer está crescendo muito além do mercado de material de construção e o fluxo das lojas aumenta mês a mês, com clientes novos e recorrentes.

Foto: Divulgação

Copafer prioriza a relação “cara a cara” com os clientes e colhe bons resultados
Compartilhe esse post:

Comentários