Coral apoia recuperação de mural de Oscar Niemeyer feito por Eduardo Kobra
Texto: Redação Revista Anamaco
A cidade de São Paulo (SP) volta a receber uma intervenção do artista plástico paulistano Eduardo Kobra em homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer, com o apoio da Coral - marca de tintas decorativas da AkzoNobel. O mural, criado há mais de uma década, cobre a lateral de um edifício com cerca de 52m de altura e tornou-se um marco da paisagem urbana da cidade.
A obra de arte, agora recuperada no Edifício Ragi Buainain, na Praça Oswaldo Cruz, homenageia um dos maiores nomes da arquitetura brasileira, responsável por projetos na capital paulista como o Edifício Copan, o Memorial da América Latina e a Oca no Parque Ibirapuera, e foi um presente para a cidade em seus 472 anos.
Kobra conta mais de cinquenta obras nas ruas de São Paulo. “Esse foi um dos primeiros murais nesse formato na cidade e é muito importante na minha carreira, que sempre tem um diálogo com a história e com a memória. Tive a ideia de inserir formas geométricas de grandes edifícios no rosto do grande arquiteto, registrado em foto por Nana Moraes, que autorizou o uso: estão ali o Palácio do Planalto, o Copan, a Pampulha, todos de autoria do Niemeyer”, afirma.
Reconhecido internacionalmente por murais de grandes dimensões e por uma linguagem visual marcada pela intensidade cromática, o artista iniciou um projeto chamado Arte de Restaurar, destinado a recuperar seus grandes murais urbanos. “Sempre quis recuperar esse Niemeyer, e essa tem sido uma das minhas maiores preocupações recentes como artista urbano. Felizmente, estamos conseguindo conscientizar entes públicos e parceiros da importância de recuperar essas obras, a quem agradeço”, reforça Kobra.
A nova pintura conta com a parceria da Tintas Coral, com quase 80 litros de produtos para preparação de superfícies e tintas das linhas Coralit (esmaltes) e Proteção Sol & Chuva, que forma uma película emborrachada e flexível e acompanha os movimentos das paredes, prevenindo contra fissuras e infiltrações, além de combater algas e mofo e conferir durabilidade e resistência a suas cores. Entre os tons escolhidos estão Pedra Valiosa, Rosa Vibrante, Verde Bandeira e Azul Del Rey.
Para Juliana Zaponi, gerente de Comunicação e Cores da Coral para a América Latina, a obra do Kobra é rica em cores, emoção e significado e tem total conexão com a Coral. “A cor faz parte do nosso DNA e acreditamos no seu poder para transformar espaços, provocar reflexão e gerar conexão com as pessoas. Apoiar a repintura desse mural é também uma forma de valorizar a arte como expressão cultural e como elemento vivo da cidade”, finaliza.
Foto: Natan Navas/Divulgação




|| Orgulhosamente desenvolvida por 