Empresas

Crescimento consolidado

A Henkel, fabricante alemã das marcas Super Bonder, Pritt, Cascola, Loctite e Schwarzkopf Professional, cresceu 3,9% suas vendas orgânicas na América Latina, comparadas com o mesmo período do ano passado.
Esse foi o único resultado positivo regional registrado na companhia neste trimestre. As vendas atingiram 210 milhões de euros. A região também foi a única do mundo na qual a divisão de Tecnologias em Adesivos apresentou expansão, somada a uma boa performance das divisões de cosméticos e detergentes.
Na região da Europa/Oriente Médio/África, as vendas orgânicas caíram 3,7%; na América do Norte, 10,2% e na Ásia Pacífico, 10%. No mundo, as vendas atingiram 3,4 bilhões de euros no segundo trimestre, 5% a menos do que o mesmo período no ano passado, mas já ligeiramente melhor comparado com o primeiro trimestre deste ano.
Nesse cenário, as divisões de bens de consumo continuaram a tendência positiva e cresceram: a de Detergentes aumentou suas vendas em 6,3% e Cosméticos expandiu 3,5%, ambas organicamente.
A divisão de Tecnologias em Adesivos melhorou os resultados comparados com o primeiro trimestre deste ano, mas devido à diminuição dos volumes nos maiores clientes industriais em todo o mundo, a queda nas vendas orgânicas foi de 15,4%.
Essa melhora em relação ao período anterior foi consequencia de redução de custos e adaptação das capacidades produtivas, somadas à implementação de uma série de produtos inovadores, principalmente nos clientes industriais.
O lucro operacional ajustado da Henkel ("adjusted EBIT") diminuiu 17,2%, de 372 milhões de euros para 308 milhões de euros. "Novamente no segundo trimestre de 2009, a Henkel sentiu os efeitos da recessão econômica mundial. Mesmo assim, todos os nossos setores de negócio superaram o resultado dos seus respectivos mercados", diz Kasper Rorsted, presidente mundial da Henkel. "Esses resultados positivos devem ser atribuídos às decisões que tomamos na organização com antecedência. E continuamos fortemente convencidos que 2009 não será um ano perdido. Ao contrário, será um passo importante para atingirmos nossos objetivos de longo prazo", completa.
A Henkel espera que as difíceis condições de mercado vigentes tanto na economia real quanto nos mercados financeiros continue durante 2009. O ambiente econômico geral e seu desenvolvimento futuro continuam difíceis de prever.
Mesmo assim, a Henkel está confiante que irá superar o resultado em seus mercados relevantes em termos de vendas orgânicas. Para o terceiro trimestre de 2009, a Henkel espera que os negócios de bens de consumo continuem atingindo bons resultados, porém com uma pequena desaceleração.
Para o setor de Tecnologias em Adesivos, a empresa espera uma performance similar ou levemente melhor, comparada com o segundo trimestre de 2009.

Crescimento consolidado
Compartilhe esse post:

Comentários