INCC - M

Custos sobem menos em setembro

Texto: Redação Revista Anamaco

Índice Nacional de Custo da Construção - M (INCC-M), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), registrou alta de 0,21% em setembro, porém abaixo da taxa de 0,70% observada no mês anterior.
De acordo com a pesquisa, a tendência de aumento nos custos do setor de construção é reforçada pela taxa acumulada em 12 meses, que atingiu 7,07%. Esse resultado representa um avanço em comparação com setembro de 2024, quando o índice acumulava alta de 5,23% no mesmo período.
Nesse cenário, o grupo de Materiais, Equipamentos e Serviços caiu 0,03% em setembro, contra alta de 0,59% no mês anterior. A taxa de variação da categoria de Materiais e Equipamentos passou de 0,56% em agosto para queda de 0,05% em setembro. No âmbito do grupo de Serviços, houve uma redução significativa em sua taxa de variação, que passou de 0,82% em agosto para 0,18% em setembro.
O índice de Mão de Obra, por sua vez, registrou crescimento de 0,54% em setembro, o que representa um recuo quando comparado ao percentual de 0,85% registrado em agosto. Cidades como Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP) registraram desaceleração em suas taxas de variação. Em contraste, apenas Salvador (BA) experimentou aceleração em sua taxa de variação, refletindo um avanço nos custos de construção nessa localidade.

Foto: Adobe Stock

Custos sobem menos em setembro
Compartilhe esse post:

Comentários