De olho no simples, mas eficaz - Revista Anamaco

Núcleo de conteúdo varejo 2025

De olho no simples, mas eficaz

Texto: Redação Revista Anamaco

A programação de palestras do dia 09/04 do Núcleo de Conteúdo promovido pela Grau 10 Editora/Revista Anamaco, em parceria com a RX - organizadora da Feicon - chamou a atenção pelo leque de oportunidades que podem ser aproveitadas pelo varejo de material de construção, independentemente do porte e da localização.
O público presente acompanhou a palestra: "Venda Melhor - transforme ações em resultados”, conduzida por Luciana Carmo, empresária, conselheira, fundadora e curadora de conteúdo dos programas da WE Business Experience. Ela atua como palestrante e e co-realizadora do Encontro do Varejo de Material de Construção e do Fórum Mulheres da Construção, promovendo conhecimento e inovação para o setor.
De acordo com ela, a jornada do consumidor mudou e, com isso, o varejo de material de construção precisa se adaptar para acompanhar novas demandas, tecnologias e comportamentos de compra.
A especialista em varejo ressaltou que as vendas são uma ponte entre um problema e uma solução e não devem ser vistas como “um bicho complicado”. “É preciso agir, sobretudo, para entregar um produto, uma solução ou um bom projeto para o consumidor”. 
Outra dica relevante é que o varejista que tem loja física deve oferecer, cada vez mais, boas experiências ao consumidor, destacando uma pesquisa que apontou que 44% dos clientes aceitam pagar um pouco mais por uma boa experiência de compra. “Além disso, o cliente quer velocidade - para comprar e receber os produtos - e isso a loja física pode proporcionar. Isso também pode fazer muita diferencia”, acrescentou. 
Na sequência, o tema em destaque foi: "A Essência da Liderança - Estratégias para o Sucesso Pessoal". A palestrante, Ana Penarotti, é especialista em Gestão de Pessoas e Qualidade e tem mais de 30 anos atuando em desenvolvimento e execução de programas de educação de executivos, gestão de equipes, coaching e mentoria. 
Segundo ela, para que o investimento tenha retorno, é necessário manter uma equipe engajada e isso passa pelo papel do líder. Em seguida, explicou as competências que os líderes devem ter nos dias atuais. Entre elas, estão: autoconhecimento, inteligência emocional, comunicação clara e inspiradora, pensamento estratégico e adaptabilidade de tomada de decisão rápida, além de consciência digital. “Às vezes, não há conhecimento sobre essas competências e, consequentemente, os líderes não investem para adquirí-las ou aperfeiçoa-las. Não se deve ficar esperando que a empresa ofereça treinamentos, a própria pessoa deve buscá-los”, ensinou. A palestrante lembrou, ainda que uma pesquisa indicou que 70% dos líderes bem-sucedidos investem continuamente em aprendizado e desenvolvimento. 
A palestra seguinte teve como tema: "A Ciência do Design Estratégico: de uma loja comum à referência” ministrada por Douglas Madureira e Daniel Bueno, proprietários da Santo Traço Design para Varejo (SP). A empresa desenvolve um trabalho de reposicionamento do negócio através do design e das estratégias da marca. Une o “design e a arquitetura de varejo” à gestão para a validação da marca junto ao público-alvo no PDV físico. 
Eles mostraram um estudo de caso detalhado que revela como mudanças inteligentes na disposição dos setores, fluxo de clientes e experiência de compra fizeram uma loja de material de construção sair do comum e se tornar um case de sucesso. O case apresentado foi da Casa do Construtor, de Manduri SP). 
De acordo com eles, é possível levar o negócio a se tornar uma referência. Para isso, os principais pilares a serem trabalhados são: layout estratégico e jornada de compras - que deve ser estruturada para que o cliente compre mais do que tinha planejado comprar; experiência de compra memorável - para que o cliente não esqueça da boa experiência vivida no ponto de venda - e reconhecimento de marca referência - a loja deve se vincular com o cliente. 
No encerramento da grade de programação do dia, foi apresentado o tema: "Capacitação e aprimoramento em Instalações Elétricas Prediais - ABNT NBR 5410". O palestrante, o professor e engenheiro Hilton Moreno, apresentou  o programa de capacitação técnica - ABNT NBR 5410 para ter o direto de receber o certificado de participação no curso de aprimoramento em Instalações Elétricas e Prediais - ABNT NBR 5410 através da carteira digital do Instalador Eletricista de baixa tensão - o lançamento oficial aconteceu durante a apresentação. 
Moreno falou sobre o que contém o curso (ministrado pela UniPotência) para adequação às normas, lembrando que o objetivo é dar embasamento da norma que está por trás do trabalho que o eletricista está executando. Entre os temas, estão: conceitos e normalização técnica, conceitos básicos de eletricidade, esquemas de aterramento, o papel da NR 10 e o que exige do eletricista e o princípios fundamentais da ABNT NBR 5410.

Foto: Marcio Nami/Grau 10 Editora

De olho no simples, mas eficaz
Compartilhe esse post:

Comentários