Menos crédito

Demanda empresarial por crédito apresenta redução em setembro

Texto: Redação Revista Anamaco

As incertezas quanto ao cenário político e econômico, a alta do dólar, dos juros futuros e queda dos níveis de confiança empresariais, têm provocado menor procura por crédito por parte das empresas. É o que aponta o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito, que apresentou recuou de 13,8% em setembro na comparação com o mês anterior e de 10,8% sobre o mesmo mês do ano passado. Com estes resultados, a expansão da demanda empresarial por crédito recuou 1,0% no acumulado dos primeiros nove meses de 2018.
Entre as micro e pequenas empresas, a queda em setembro foi de 14,5%, enquanto entre as médias empresas houve alta de 9,4% e nas grandes, o avanço foi de 12,1%. Em relação aos primeiros nove meses de 2017, a demanda diminuiu 0,9% entre as micro e pequenas empresas. Entre as médias, a retração foi de 4,5% e, nas grandes empresas, o recuo foi de 0,4%.
A análise por setor indica que a maior queda foi das indústrias, que reduziram em 14,4% a busca por crédito em setembro frente a agosto. Houve diminuição, também, entre as empresas de serviços – de 14,2% - e de comércio – de 13,1%. No ano, entretanto, o setor de serviços ampliou a busca por crédito em 0,2%. As empresas industriais e comerciais, na outra direção, registraram retração de 1,1% e 2,4%, respectivamente.
No que se refere às diferentes regiões do País, os Estados do Norte foram os que registraram maior queda entre setembro e agosto deste ano: 10,9%. Em seguida, estão Nordeste, com redução de 9,5%, Sudeste, com -8,5%, Sul, com -8%, e Centro-Oeste, com retração de 5,3%. Já no acumulado de janeiro a setembro, houve queda de 4,1% na procura empresarial por crédito na Região Norte, de 2,1% no Sudeste e de 1,1% no Nordeste. Na direção contrária, pode-se observar alta de 2,2% no Centro-Oeste e de 3,7% na Região Sul.

 

Foto: Fotolia

Demanda empresarial por crédito apresenta redução em setembro
Compartilhe esse post:

Comentários