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Docol inicia exportação para Cingapura

A Docol acaba de se credenciar como fornecedora de metais sanitários e componentes hidráulicos para o mercado de Cingapura, cidade-estado do sudeste asiático com 3,7 milhões de habitantes e alto índice de desenvolvimento. Por tratar-se de uma ilha de pequenas dimensões, Cingapura importa quase tudo que consome, inclusive a água. Pela escassez de recursos naturais, as exigências governamentais que regulamentam o consumo de água são muito severas. Os produtos economizadores produzidos pela Docol foram aprovados por proporcionarem economia de água de até 77% em relação às torneiras convencionais. As novas exigências deste mercado demandaram pequenos ajustes em seus produtos no que tange a tempo de acionamento e vazão, porém mantendo a mesma qualidade e especificações técnicas e funcionais dos metais e equipamentos hidráulicos fabricados pela Docol para o mercado brasileiro. É o caso da torneira PressMatic 110 que conta com ajuste de tempo que pode ser realizado pelo instalador por meio de uma chave, sem necessidade de abrir o produto pois a regulagem é feita na parte externa. Foram também certificados dois modelos de válvulas para chuveiros e a torneira de parede PressMatic 120, dentro do mesmo conceito. A prospecção do mercado de Cingapura iniciou em novembro de 2002 e a aprovação dos produtos foi obtida após rigorosos testes aplicados pelo renomado laboratório "PSB Corporation" que certificou a Docol dentro de normas padrão para válvulas e equipamentos hidráulicos do PUB (Public Utilities Board) de Cingapura. Para alguns testes, os órgãos certificadores de Cingapura utilizaram normas da Inglaterra e da Austrália e Nova Zelândia. Foram avaliados itens como dimensionais, estanqueidade, características hidráulicas, resistência mecânica, grau de toxidade do metal e dos componentes plásticos e resistência do acabamento. A Docol, que também exporta para estes países, é a primeira empresa brasileira a ser certificada em todos estes testes. Atualmente os produtos Docol estão em 25 países. As exportações responderam por 18% do faturamento da empresa em 2003, contra os 12% em 2002. A meta é que as vendas para o exterior cheguem a 30% do faturamento até 2006. As barreiras econômicas, políticas e culturais impostas pelos blocos econômicos internacionais vêm sendo superadas pela Docol por sua atuação industrial, mercadológica e institucional pautada pela responsabilidade social e pelo respeito ao meio ambiente e o permanente investimento em tecnologias para o aumento da performance dos seus produtos com uso racional da água. "A Docol considera Cingapura como um mercado estratégico para seus esforços de exportação pois o país conta com um dos maiores portos do mundo e serve como centro de distribuição de mercadorias não só para a Ásia como para outros continentes", afirma o diretor de Exportação, Guilherme Bertani.
Docol inicia exportação para Cingapura
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