Duratex divulga resultado do segundo trimestre e aponta tendência de crescimento - Revista Anamaco

Balanço positivo

Duratex divulga resultado do segundo trimestre e aponta tendência de crescimento

Texto: Redação Revista Anamaco 

A Duratex anuncia os resultados financeiros do segundo trimestre do ano. Tendo em vista os impactos da pandemia da Covid-19 na economia, os resultados obtidos, de acordo com a empresa, superaram as expectativas iniciais.
A companhia registrou EBITDA ajustado recorrente de R$ 119,0 milhões, 44,2% menor do que o observado no mesmo período do ano anterior. Entretanto, o volume de vendas representou 85% do que foi observado no mesmo período em 2019.
Devido ao surto de coronavírus, a companhia teve que paralisar ou reduzir a velocidade das operações em parte dos ativos fabris, levando a uma perda na escala de produção e, consequentemente, menor diluição de custos fixos.
Dessa forma, a Duratex apresentou lucro líquido negativo de R$ 23,5 milhões, ainda que a receita líquida de R$ 1.046,4 milhões seja apenas 8,6% menor do que o observado no mesmo período do ano passado. “No mês de abril, suspendemos, temporariamente, as atividades nas unidades da Divisão Madeira, na planta de chuveiros elétricos da marca Hydra e na de louças Deca em Queimados (RJ), além de reduzir a capacidade produtiva das demais unidades da Divisão Deca e de Revestimentos Cerâmicos”, explica Henrique Haddad, vice-presidente de Administração, Finanças e RI.
Na avaliação do executivo, a reabertura das lojas de material de construção e home centers - em maio -, a não interrupção da atividade de construção civil e a agilidade na retomada da Duratex resultaram na melhora do desempenho da companhia, que demonstrou crescimento no decorrer do segundo trimestre e foi confirmado em  julho, indicando um horizonte promissor para os próximos meses. “Desde o final de junho, estamos operando muito próximos da plena capacidade”, completa Haddad.

A Duratex registrou EBITDA ajustado recorrente de R$ 119,0 milhões, 44,2% menor do que o observado no mesmo período do ano anterior. Entretanto, o volume de vendas representou 85% do que foi observado no mesmo período em 2019

Segundo ele, desde o início da pandemia da Covid-19, a Duratex tem tomado medidas que priorizam a segurança e saúde de seus colaboradores e sua liquidez financeira. O Comitê de Crise, instituído em março, formado por executivos de diversas áreas, seguiu atuando enquanto centro de informações, gerenciamento de riscos e auxiliando na tomada de decisões.
Além das medidas de proteção à força de trabalho, alinhadas com as recomendações das autoridades sanitárias, as iniciativas de redução de custos continuam a ser implementadas na companhia, o que ajuda a compensar os efeitos da crise, sendo que parte será recorrente.
Dessa forma, o executivo explica que, na frente de Finanças, diante das incertezas do cenário econômico, a Duratex manteve-se focada em garantir a sua liquidez financeira. As ações da companhia na mitigação dos efeitos da crise já são perceptíveis em alguns índices, como a redução nos níveis de estoques do trimestre.
Diante destes efeitos, o capital de giro do período foi positivo em R$ 80,9 milhões, levando a companhia a gerar R$ 69,1 milhões de caixa, se desconsiderados os valores relativos a projetos de expansão.
No trimestre, a Duratex efetuou investimento direto de R$ 211,0 milhões no projeto de construção da nova unidade de celulose solúvel (LD Celulose). A Dívida Líquida da companhia encerrou o segundo trimestre do ano em R$ 2.180,1 milhões, R$ 121,3 milhões acima do apresentado no primeiro trimestre, o que levou a um índice de alavancagem de 2,55x, resultado dentro da média histórica da companhia.
Nesse cenário, a Divisão Madeira registrou queda no volume vendido ao longo do trimestre, com retração em abril e recuperação em maio, confirmada por resultado positivo em junho. “A posição da companhia está alinhada com o mercado brasileiro de painéis de madeira, que apresentou retração de 21,9% em relação ao segundo trimestre do ano anterior, conforme dados da IBA”, explica Haddad.
No entanto, a Duratex apresentou rápida reação e, com o reaquecimento do mercado em junho - mês que registrou crescimento de quase 20% frente a junho de 2019 - alcançou volume total em torno de 80% do realizado no segundo trimestre de 2019.
Na Divisão Deca, o volume de vendas representou 87,9% do realizado no mesmo período do ano anterior, levando a divisão a apresentar, em junho, margem EBITDA superior ao segundo trimestre de 2019.
A marca Hydra, por sua vez, alcançou recorde de vendas em chuveiros elétricos no período, refletindo a bem sucedida estratégia comercial da Divisão. Enquanto a Divisão de Revestimentos Cerâmicos, que opera com as marcas Ceusa e Portinari, registrou desempenho alinhado ao setor, com quedas durante abril e maio e recuperação em junho.
O aumento no volume expedido de 192% em relação ao segundo trimestre de 2019, na avaliação do executivo, é explicado pela incorporação do volume advindo da aquisição Cecrisa, computado a partir do primeiro trimestre de 2020. Em relação ao trimestre anterior, a divisão registrou volume 7,5% menor.

Foto: Adobe Stock

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