Economia

Economistas mantêm otimismo

O Índice de Sentimentos dos Especialistas em Economia (ISE), elaborado pela Fecomercio em parceria com a Ordem dos Economistas do Brasil (OEB), ficou estável em novembro, permanecendo no patamar de otimismo de 111,5 pontos. Em comparação a igual mês do ano passado, houve aumento expressivo da confiança: 42%. O ISE, que varia de 0 a 200 pontos, é considerado otimista acima de 100 pontos.
O indicador é medido por nove itens. Os que permaneceram no patamar de otimismo foram: nível atividade interna - Produto Interno Bruto (175,1 pontos); cenário internacional (164,1 pontos); nível de emprego (143,8 pontos); salários reais (119 pontos); oferta de crédito ao consumidor (111,1 pontos) e taxa de câmbio (105,8 pontos).
Seguindo o comportamento do ISE de outubro, os economistas mantêm o pessimismo, ou seja, abaixo dos 100 pontos, em três itens: taxa de inflação (86,3 pontos); taxa de juro (81,7 pontos) e gastos públicos (17 pontos). O indicador é composto por dois subíndices: o Atual (que mede o sentimento dos economistas em relação à economia atual) e o Futuro (que mede as perspectivas dos economistas quanto à economia futura). Ambos permaneceram praticamente estáveis com variações de 0,8% e -0,6%, respectivamente.

Economistas mantêm otimismo
Compartilhe esse post:

Comentários