Em apoio à arte urbana, Suvinil leva cores e inspiração às ruas de Fortaleza (CE) - Revista Anamaco

Empresas

Em apoio à arte urbana, Suvinil leva cores e inspiração às ruas de Fortaleza (CE)

Texto: Redação Revista Anamaco

Suvinil, parceira do coletivo de artistas Acidum Project, valoriza e vivencia relações e histórias duradouras e reais, ainda mais quando se trata do apoio a arte de rua e ao trabalho inspirador de artistas de diferentes regiões do Brasil.
Para ajudar a propagação dos movimentos artísticos urbanos e inspirar pessoas a pintarem cada vez mais histórias de sucesso, a companhia leva suas cores a 12ª edição do Além da Rua Festival, que incentiva criativos do setor a um mutirão de cores que envolverá as caixas d’agua de Fortaleza (CE), pontos já considerados como ícones da cidade, fazendo parte do imaginário do cearense e da cultura local.
Para Sylvia Gracia, coordenadora de Marketing - Cor e Conteúdo na empresa, a oportunidade de fazer parte de projetos de cunho cultural e que contem a história de um lugar, por meio da cultura e da arte urbana é de grande relevância para a marca. A arte, junto com as cores, promove uma conexão incrível com o ser humano e, assim como a Suvinil, os artistas envolvidos também acreditam que essas relações contribuem, e muito, para inspirar outras pessoas, além do poder de transformar vidas e histórias”, completa.
A convite da  Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), o Acidum deu início ao projeto e, nesta primeira etapa, a revitalização foi comandada pelas artistas do coletivo cearense Terroristas Del Amor, Dhiovana Barroso e Marissa Noana. A ideia do programa foi trabalhar em novos suportes, então, a aposta foi em reservatórios de água para uma pintura em 360 graus. “As pessoas passam e se reconhecem e se identificam. E essa conexão com a arte é muito bonita”, destaca Marissa. “Além de tudo, esse desenho nos dá uma outra dimensão, porque existe agora uma nova paisagem nesse território. Não é apenas uma caixa d’água, faz parte da cultura cearense, é uma obra de arte”, completa Dhiovana.
Na ilustração feita, a ideia da dupla, Dhiovana e Marissa, foi trazer duas personagens, mulheres, que se encontram e começam uma nova vida. E esse recomeço se estende, dá frutos e floresce, para que ambas se fortaleçam.
Ao todo, seis caixas d´água da Cagece serão revitalizadas por artistas. A convocatória nacional, para a pintura das outras cinco, será aberta neste mês de março e o projeto se estenderá até junho de 2022. O regulamento do festival exige algumas regras específicas, que garantem a segurança dos artistas envolvidos, como um certificado para pinturas em altura, já que o reservatório tem de 20 a 30 metros, além de ser uma arte de 360 graus.
Robézio Marqs, fundador do Acidum Project e idealizador do Além da Rua Festival, ao lado da também artista Tereza Dequinta, comenta que a arquitetura dessas caixas d’água, construídas nos anos 1960, fez com que cada uma delas se tornassem figuras icônicas de Fortaleza. É possível enxergá-las de longe, pois são enormes e contam com um formato diferente, como um cálice. “A nossa ideia sempre foi ir além do grafite, do mural, mas sempre focando em questões urbanas, onde temos a pintura dos reservatórios como grande exemplo. Mostrar o trânsito que a arte urbana consegue fazer com a contemporânea e com a arquitetura, é um dos objetivos principais do Além da Rua”, explica Margs.

 

Foto: Divulgação

 

Em apoio à arte urbana, Suvinil leva cores e inspiração às ruas de Fortaleza (CE)
Compartilhe esse post:

Comentários