Em outubro, vendas no varejo ficam perto da estabilidade - Revista Anamaco

Economia

Em outubro, vendas no varejo ficam perto da estabilidade

Texto: Redação Revista Anamaco

Após dois meses consecutivos de queda, as vendas do comércio varejista, na série com ajuste sazonal, ficaram estáveis (-0,1%) na passagem de setembro para outubro. A média móvel trimestral recuou 1,8% no trimestre encerrado em outubro. Com esse resultado, o varejo encontra-se 6,4% abaixo do patamar recorde, alcançado no mesmo mês de 2020. Tanto no ano quanto em 12 meses, o setor acumula ganho de 2,6%. Na série sem ajuste sazonal, o varejo retraiu 7,1% frente a outubro de 2020. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Nesse cenário, o comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas recuou 0,9% ante setembro. Enquanto veículos, motos, partes e peças cedeu 0,5%, o comércio de material de construção caiu 0,9%, ambos, respectivamente, após recuo de 1,7% e 1,0% registrados no mês anterior.
Com queda de 7,1% frente a outubro de 2020, o comércio varejista ampliado registrou recuo de 4,0% para a atividade de veículos e motos, partes e peças e de 13,7% para o setor de material de construção. A queda no varejo da construção representa a quarta consecutiva nessa comparação. Em 2021, o setor acumula 6,8%, menor crescimento do ano.

Foto: Adobe Stock

Em outubro, vendas no varejo ficam perto da estabilidade
Compartilhe esse post:

Comentários