Enorme capacidade de adaptação - Revista Anamaco

Prêmio Anamaco 2021

Enorme capacidade de adaptação

ASTRA
CLASSIFICAÇÃO NO PRÊMIO ANAMACO 2021


1º LUGAR - MASTER
Segmento: Assentos Sanitários

Texto: Redação Revista Anamaco 
Fotos: Divulgação

Um verdadeiro teste da capacidade de replanejar ações e adaptar as estratégias. Assim é considerado o ano de 2020 para a Astra, que enfrentou os desafios e registrou um dos maiores faturamentos da história da companhia. Em comparação a 2019, o incremento do faturamento nominal superou os 30%. "Temos certeza que isso não foi apenas devido ao crescimento da demanda por nossos produtos, mas também pela capacidade que tivemos para manter bons prazos de atendimento e disponibilidade de produtos", afirma o diretor Comercial da empresa, Joaquim Coelho.
Ele conta que, no ano passado, em meio à pandemia, a primeira preocupação foi com a saúde dos colaboradores e representantes de vendas. Além disso, o Grupo viu a oportunidade de reforçar a importância social e econômica na cadeia de suprimentos. Em termos comerciais, houve uma demanda de mercado muito grande para produtos do setor de material de construção. "Isso nos surpreendeu e, novamente, nos fez adaptar a uma nova rea­lidade de produção, para conseguirmos efetuar o atendimento dos clientes de maneira satisfatória", comenta Coelho.
Como ponto positivo, houve controle dos números de disseminação da Covid-19, graças a adaptações físicas e procedimentos internos para que todos os funcionários pudessem efetuar suas atividades se expondo ao mínimo risco possível, seguindo protocolos internacionais de saúde. O esforço de todos nessa adaptação levou aos resultados favoráveis registrados no período. Como ponto negativo, o diretor Comercial da empresa ressalta a grande alta de preço nos insumos e nas matérias-primas dos produtos.

 

TECNOLOGIA DE PONTA
Grupo investiu em novos softwares de simulação e internação de alguns processos produtivos para ganhar competitividade e assertividade

 


A rápida adaptação em termos produtivos e de mão de obra, a compra de suprimentos e matérias-primas de maneira estratégica e uma eficiente política comercial de preços, permitiu que o fabricante cumprisse com todos os compromissos envolvendo os clientes, no melhor prazo possível. Tudo isso, somado à presença e trabalho comercial, que fizeram diferença no ano passado.
Em 2020, o Grupo investiu em novos softwares de simulação e internação de alguns processos produtivos para ganhar competitividade e assertividade. Hoje, basicamente, são duas frentes de desenvolvimentos: uma se dedica a melhorar os produtos que já estão em linha - investindo em produtividade e melhorias para que a empresa se mantenha atual e competitiva -, e outra frente se dedica a pensar em soluções para produtos novos, que possam enriquecer o portfólio e agregar valor ao mix.
Impedida de manter a intensa programação de viagens e visitas, a Astra, que sempre foi muito reconhecida no mercado pela proximidade com o cliente, trabalhou juntamente com os representantes comerciais realizando reuniões virtuais, mostrando as novidades da empresa e novas oportunidades de negócios aos parceiros. "A pandemia nos afastou fisicamente dos nossos clientes, porém, conseguimos contornar isso de maneira virtual. Ainda sim, acreditamos que o 'olho no olho' é importante e vai voltar a fazer parte da nossa rotina em breve", enfatiza Coelho.
Em relação aos planos a longo prazo, a empresa não considera os efeitos presentes da pandemia, e continua com os investimentos e estratégias, seguindo sempre com o pensamento otimista de que a Covid-19 e suas consequências serão passageiras.
O primeiro semestre deste ano foi muito bom para o fabricante, ainda refletindo o market share, que aumentou durante o ano de 2020. O desafio é superar os números do ano passado e, para isso, espera-se que este segundo semestre seja ainda melhor do que o primeiro. A expectativa é de que o faturamento seja 15% superior ao do ano anterior.
Para atingir este objetivo, a Astra segue lançando produtos, trabalhando em parceria com os lojistas e treinando os representantes, balconistas e vendedores parceiros. O diretor Comercial da empresa lembra que, apesar da pandemia ter ocasionado o crescimento dos e-commerces no Brasil, o segmento de material de construção ainda se caracteriza pelo consumidor indo ao ponto de venda e fazendo sua decisão de compra na loja, com a ajuda do vendedor. Por isso, o trabalho nas lojas e o treinamento são tão importantes para a companhia.
"Temos boas perspectivas para o ano, principalmente por números da macroeconomia brasileira e também pela mudança cultural que a pandemia causou, onde todos passaram a olhar mais para casa e investir no conforto do lar", finaliza Coelho.

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JOAQUIM COELHO
A pandemia nos afastou fisicamente dos nossos clientes, porém, conseguimos contornar isso de maneira virtual

Enorme capacidade de adaptação
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