Empresas

Espaço Smart presente na construção de hospital no coração da Terra Yanomami

Texto: Redação Revista Anamaco

Com o objetivo de mudar a realidade de acesso à saúde de mais de 10 mil indígenas de cerca de 60 comunidades, será inaugurado o primeiro hospital construído no coração da Terra Yanomami em Surucucu (RR). O Centro de Referência em Saúde Indígena representa um avanço na estruturação de políticas públicas voltadas à população yanomami e está em fase de construção.
Com expectativa de entrega ainda este ano e com 1.185m² de área construída, a unidade foi montada a partir de 38 toneladas de aço leve e aço pesado, com base no projeto estrutural desenvolvido com a tecnologia steel frame da Espaço Smart.
Nesse formato, os tijolos são substituídos por barras de aço galvanizado pré-moldados, que chegam com as medidas e quantidades necessárias para a obra, evitando sobras que precisam ser redirecionadas ao final da obra, bem como o transporte de material desnecessário. “Para atender à região, foi necessário desenvolvermos peças de aço e drywall diferenciadas, com medidas que pudessem caber nas aeronaves que fazem o trajeto até a comunidade, já que não existe acesso por terra. Seria impossível imaginar uma obra desse tamanho em alvenaria em um lugar tão isolado”, explica Rubens Campos, CEO da Espaço Smart.
Segundo ele, a escolha do método construtivo, além de atender às limitações logísticas, foi feita pensando também nos atributos inerentes ao modelo, que permite uma construção mais ágil, limpa e eficiente, características essenciais para obras em regiões remotas. “Junto ao transporte do material e possíveis excedentes, também consideramos a mão de obra dessa construção. Com o steel conseguimos entregar o hospital em menos tempo e com uma equipe de trabalhadores reduzida, em comparação à alvenaria tradicional. A logística de enviar uma grande quantidade de mão de obra qualificada para a região também seria trabalhosa. Cada peça foi pensada para superar os obstáculos e respeitar o território onde estamos construindo”, complementa o CEO. 
Liderado pela Central Única das Favelas (CUFA), o projeto conta com salas de atendimento, alojamentos, refeitórios, sistemas de abastecimento de água, saneamento básico e tratamento de resíduos. Toda a infraestrutura foi planejada para garantir o funcionamento contínuo da unidade de saúde e oferecer dignidade à população indígena. “A construção de um hospital para a população yanomami é, primeiramente, um gesto de cuidado e valorização desse povo, mas também um marco para a construção civil. Esse prédio evidencia a necessidade de transformação e inovação no setor para conseguirmos combater o déficit habitacional do país e levar mais dignidade e qualidade de vida até mesmo para as regiões mais afastadas do Brasil”, finaliza Campos.

Foto: Divulgação

 

Espaço Smart presente na construção de hospital no coração da Terra Yanomami
Compartilhe esse post:

Comentários