Expectativa de inflação dos consumidores se manteve estável em  janeiro - Revista Anamaco

Cenário Econômico

Expectativa de inflação dos consumidores se manteve estável em  janeiro

Texto: Redação Revista Anamaco

A expectativa mediana de inflação dos consumidores brasileiros para os próximos 12 meses se manteve estável em 5,2% em janeiro. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, a mediana subiu 0,2 ponto. Os dados são da Fundação Getulio Vargas (FGV).
No período, 14,2% dos consumidores projetaram valores abaixo da meta de inflação para 2021 (3,75%), a menor parcela nos últimos seis meses. Por outro lado, a proporção de consumidores projetando acima do limite superior da meta de inflação para 2021 (5,25%) aumentou 3,7 pontos percentuais (p.p.), de 36,0% para 39,7%, a maior parcela dos últimos seis meses.
De acordo com a pesquisa, as expectativas para a inflação nos próximos 12 meses ficaram ligeiramente menores para os consumidores de menor poder aquisitivo e mais alta para as famílias com maior poder aquisitivo. Para os consumidores com renda familiar mensal até R$ 2,1 mil a expectativa de inflação registrou queda de 0,2 ponto, para 5,7%, enquanto as famílias com renda acima de R$ 9,6 mil registraram aumento de 0,3 ponto nas expectativas, para 4,8%, maior valor desde novembro de 2018 (5,0%). 

Foto: Adobe Stock

Expectativa de inflação dos consumidores se manteve estável em  janeiro
Compartilhe esse post:

Comentários