Indicadores industriais

Faturamento encolhe

Texto: Redação Revista Anamaco

O faturamento da indústria encolheu 2,7% em outubro, chegando ao terceiro mês consecutivo de queda, mostram os Indicadores Industriais, divulgados pela Confederação Nacional da Industria (CNI). A sequência negativa do indicador nos últimos meses prejudicou o saldo positivo em relação ao ano passado. Até julho, o faturamento acumulava alta de 4,6% em comparação a 2024. Nos dez primeiros meses de 2025, o crescimento acumulado é de apenas 1,2% frente ao mesmo período do ano passado. “Nos últimos meses, a indústria vem sentindo queda mais intensa na demanda por seus produtos e esse recuo se reflete no faturamento do setor”, explica Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI. 
O estudo mostra que o desempenho do mercado de trabalho industrial também foi negativo em outubro. O emprego caiu 0,3%. Ainda assim, no acumulado de janeiro a outubro, os postos de trabalho cresceram 1,9% em relação ao mesmo período de 2024.
A pesquisa revela, ainda, que a massa salarial caiu 0,5%. Com isso, o indicador acumula queda de 2,4% nos dez primeiros meses de 2025 ante o mesmo período do ano passado. O rendimento médio dos trabalhadores, por sua vez, recuou 0,3%, fazendo o saldo negativo em relação a 2024 subir para 4,2%.
Por outro lado, o número de horas trabalhadas na produção mostrou leve aumento de 0,4%. Trata-se da segunda alta seguida do indicador, que acumula crescimento de 1,1% nos dez primeiros meses do ano em relação aos dez primeiros meses de 2024. 
A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) passou de 78,3% para 78,4%. Apesar disso, a UCI média até outubro deste ano é 0,9 ponto percentual menor do que a observada em igual período de 2024.

Foto: Adobe Stock

Faturamento encolhe
Compartilhe esse post:

Comentários