Pesquisa

Otimismo volta à construção

Texto: Redação Revista Anamaco

O Índice de Confiança da Construção (ICST), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), subiu 0,7 ponto em setembro, para 92,3 pontos, após dois meses seguidos de retração. Na média móvel trimestral, o índice cedeu 0,6 ponto.
Neste mês, a alta ICST foi impulsionada, exclusivamente, pelo componente das expectativas para os próximos meses. O Índice de Situação Atual (ISA-CST) ficou estável ao variar -0,2 ponto, para 91,9 pontos, o menor nível desde fevereiro de 2022 (91,4 pontos), enquanto o Índice de Expectativas (IE-CST) subiu 1,5 ponto, atingindo 92,9 pontos.
A pesquisa mostra que oss componentes do ISA-CST variaram em direções contrárias, sendo que o indicador de situação atual dos negócios aumentou 1,0 ponto, alcançando 91,9 pontos, enquanto o indicador de volume de carteira de contratos recuou 1,5 ponto, para 91,8 pontos.
Já no IE-CST, ambos os componentes subiram: o indicador de demanda prevista nos próximos três meses cresceu 1,2 ponto, chegando aos 94,0 pontos, e o indicador de tendência dos negócios nos próximos seis meses avançou 1,8 ponto, para 91,7 pontos.
O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) da construção, por sua vez, registrou alta de 0,6 ponto percentual (p.p.) e alcançou 78,8%. Os NUCIs de Mão de Obra e de Máquinas e Equipamentos aumentaram 0,8 e 0,4 p.p., para 80,4% e 73,7%.

Foto: Adobe Stock

Otimismo volta à construção
Compartilhe esse post:

Comentários