Fiesp e Ciesp elegem novos presidentes e diretoria para o mandato 2022-2025
Texto: Redação Revista Anamaco
Josué Gomes da Silva é o novo presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Eleito em chapa única, no dia 05 de julho, deverá cumprir seu mandato de 01 de janeiro de 2022 a 31 de dezembro de 2025. Também compõem a nova diretoria os empresários Rafael Cervone, como 1º vice-presidente, Dan Ioschpe, como 2º vice-presidente, e Marcelo Campos Ometto, como 3º vice-presidente.
Sucessor de Paulo Skaf, Silva se diz honrado por haver recebido tantos votos e a confiança do empresariado industrial. “Isso aumenta a responsabilidade, pois substituir Skaf é um desafio enorme, especialmente neste momento em que, pela primeira vez em décadas, a indústria de transformação apresentou participação no Produto Interno Bruto (PIB) um pouco inferior a do setor agropecuário”, observou. O novo presidente da entidade defendeu, ainda, a retomada do crescimento do setor e o não aumento de impostos.
Há 17 anos à frente da entidade, Skaf parabenizou o vencedor e destacou sua capacidade de liderança. “Ele está eleito e terá apoio expressivo dos industriais, o que se verificou na apuração. As entidades estarão nas boas mãos de um empresário que tem seriedade, competência e força”, ressaltou.
Em relação ao momento atual, Skaf lembrou até o dia 31 de dezembro trabalhará mobilizando outros setores produtivos para impedir que a Reforma Tributária, que está em discussão, traga aumento de impostos. “Quando há dinheiro sobrando, faz-se reforma. Quando falta dinheiro, a melhor reforma é o corte de gastos”, afirmou.
Silva é filho de José Alencar, vice-presidente da República no governo Lula, e proprietário do Grupo Coteminas, atuante no setor têxtil. O empresário recebeu 108 votos e 04 foram nulos.
O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) também tem novo presidente. O industrial Rafael Cervone foi eleito com cerca de 62% dos votos para o mesmo tempo de mandato. Fazem parte da diretoria, ainda, Josué Gomes da Silva, como 1º vice-presidente, Vandemir Francesconi Júnior, como 2º vice-presidente, e Luiz Alberto Soares Souza, como 3º vice-presidente.
Cervone acredita na união dos setores industriais por meio da Fiesp e do Ciesp. “Novas indústrias aparecem, novos empregos, novos tipos de indústria. Estamos no auge da manufatura avançada e da indústria 4.0 e uma das discussões é quais serão as vocações da capital e das distritais”, avaliou, ao destacar a importância da indústria do interior. “O empresário industrial está unido, preocupado com os seus negócios, com a geração de emprego, suas responsabilidades e investimentos”, completou Skaf.
Foto: Divulgação