Fluxo maior de visitantes nas lojas físicas
Texto: Redação Revista Anamaco
De acordo com dados do Índice de Intenção de Compra no Varejo (IICV Seed), levantamento mensal produzido pela Seed Digital, empresa especializada em análise de dados para gestão do varejo físico, em julho, o comércio varejista brasileiro apresentou crescimento de 0,2% no movimento de visitantes em relação ao mesmo mês do ano anterior, revertendo a forte retração registrada em junho (7,5%).
Na análise de Sidnei Raulino, CEO da Seed Digital, apesar do resultado modesto, o desempenho sugere uma retomada no ritmo do varejo físico, com sinais de resiliência mesmo diante de um ambiente adverso, marcado por clima rigoroso, instabilidade política e impactos no cenário externo.
O Índice, que cruza informações baseadas em 58 milhões de visitantes/mês em milhares de lojas por todo o Brasil, revela que a Região Sudeste avançou 4,1% frente ao mesmo período de 2024, impulsionada pelo fenômeno climático, marcado por uma massa de ar polar, que beneficiou destinos serranos e do interior em detrimento ao litoral, reforçando a sazonalidade característica do período. Outra região que apresentou crescimento no fluxo de visitantes em lojas foi Centro-Oeste, com leve alta de 1,1%, sustentada pelas capitais.
Na outra ponta, o Sul voltou a registrar retração significativa, com queda de 6,6%. O mês começou com mais de 70 cidades do Rio Grande do Sul registrando temperaturas negativas. Embora o frio tenha sido seco (sem chuvas expressivas), a rigidez térmica reduziu a mobilidade urbana e, consequentemente, o consumo presencial. Norte e Nordeste também registraram queda de fluxo em lojas, com recuos de 4,1% e 2,7%, respectivamente.
Em julho, o IICV Seed captou uma mudança no comportamento do consumidor: as lojas de rua cresceram 1,1% na comparação com o mesmo mês do ano anterior, enquanto as lojas em shoppings recuaram em torno de 0,7%. Esse resultado vai na contramão da expectativa clássica de que clima adverso favoreceria as lojas localizadas em shoppings cobertos.
Foto: Adobe Stock