Tarifaço

Geraldo Alckmin se reúne com empresários

Texto: Agência Brasil

O Governo Federal se reúne nesta terça-feira (15 de julho) com setores da indústria e do agronegócio para discutir a taxação de 50% imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. A primeira reunião com empresários do setor industrial ocorreu pela manhã. Nesta tarde, será a vez do agronegócio.
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, abriu a reunião da manhã dizendo que o governo vai buscar a negociação com tranquilidade, mas sem interferir em outros poderes da República, como sugeriu Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, ao criticar decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).
Alckmin classificou as medidas norte-americanas como inadequadas e pediu a colaboração dos empresários brasileiros. "É importante a participação de cada um de vocês, nas suas áreas específicas, para fazermos um trabalho em conjunto. O governo brasileiro está empenhado em resolver essa questão e queremos ouvir a sugestão de cada um de vocês", destacou o vice-presidente.
O governo também vai conversar com empresas americanas que compram e vendem para o Brasil. Alckmin lembrou que a taxação encarece e prejudica a economia dos dois países, já que existe uma importante relação de reciprocidade econômica em setores como o siderúrgico.
Alckmin destacou todo empenho do governo para rever a taxação imposta por Trump. “A responsabilidade é, todo empenho, em rever essa questão. Primeiro porque ela é totalmente inadequada. O Brasil não tem superávit com os Estados Unidos. Aliás, o contrário. Dos dez produtos que eles mais exportam, oito a tarifa é zero. Então, nós vamos trabalhar junto com a iniciativa privada”, disse.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Geraldo Alckmin se reúne com empresários
Compartilhe esse post:

Comentários