Gerdau apresenta nova empresa para atuar no mercado de grafeno - Revista Anamaco

Empresas

Gerdau apresenta nova empresa para atuar no mercado de grafeno

Texto: Redação Revista Anamaco

A Gerdau acaba de lançar a Gerdau Graphene, empresa focada no desenvolvimento e comercialização de produtos com a aplicação de grafeno, um nanomaterial composto apenas por carbono, em que os átomos se ligam formando estruturas hexagonais. Em outras palavras, refere-se a uma das formas cristalinas do carbono, assim como o diamante e o grafite. Por apresentar características únicas, tornou-se o maior condutor elétrico, um dos melhores condutores térmicos e um dos materiais mais resistentes e duros da atualidade. Suas propriedades óticas permitem a passagem de quase 98% da luz incidente, além de ser extremamente flexível e impermeável.  
A nova companhia terá operação independente das divisões de negócio de aço e nasce com objetivo de ser referência na comercialização de produtos com aplicação de grafeno em escala no Brasil e com foco em atingir mercados globais.
O material, de acordo com Alexandre de Toledo Corrêa, diretor Geral da Gerdau Graphene, apresenta benefícios de propriedades mecânicas, como a redução de peso e de atrito, maior eficiência em lubrificação, maior condutividade térmica e elétrica, entre outras.
O executivo observa que as aplicações de grafeno vão além de revestimentos anticorrosivos e compósitos poliméricos para os mercados automotivo e de construção civil, química, plástico e borracha. “Desenvolver uma unidade de negócio com base no grafeno por conta das múltiplas aplicações e inúmeras oportunidades de inovação está alinhado com o DNA da Gerdau, que está constantemente se reinventando. O grafeno, por ter uma dimensão física a menos, nos permite uma dimensão visionária e de negócio adicional. A Gerdau Graphene inicia sua operação como um hub consolidador de toda a cadeia e pesquisa existente no Brasil e no mundo para acelerar e facilitar a sua aplicação nos processos e produtos de nossos clientes”, reforça o diretor.
Corrêa explica que a nova empresa irá propor soluções e aplicações para os atuais clientes e fornecedores da Gerdau, gerando sinergia entre as operações futuras de grafeno e os canais já existentes de vendas, compras e aplicação técnica. “Ao nos apoiarmos em toda a estrutura Gerdau, garantiremos eficiência, excelência e velocidade, nessa etapa inicial, nas entregas com as parcerias que estamos firmando”, comenta Corrêa.
A nova unidade de negócios nasce posicionada como uma relevante desenvolvedora de grafeno das Américas. Com seu escritório principal em São Paulo e uma filial nos Estados Unidos, a empresa prevê oferecer mais tecnologia para os setores da construção civil, lubrificantes industriais e automotivos, borracha, termoplásticos, tintas e sensores, no Brasil e em países da América do Norte.
Ela faz parte do portfólio de empresas da Gerdau Next, divisão de novos negócios da Gerdau lançada no segundo semestre de 2020, que tem o objetivo de empreender em novos segmentos, além do aço, com participação relevante nas receitas da Gerdau. “Esse lançamento é mais um passo estratégico da Gerdau Next, diversificando os negócios do Grupo em complementaridade a cadeia do aço e dos nossos clientes. Já trabalhávamos com o grafeno em Manchester, na Inglaterra, desde o ano 2019. O grafeno é o material mais forte já encontrado, um dos melhores condutores que existem, com inúmeras aplicações potenciais. Com parcerias estratégicas já estabelecidas neste novo negócio, estamos confiantes de que a Gerdau Graphene será um player relevante nas Américas”, diz Juliano Prado, vice-presidente da Gerdau.
Nessa primeira etapa, a Gerdau Graphene focará nos mercados da construção civil, lubrificantes industriais e automotivos, borracha, termoplásticos, tintas, baterias e sensores nas Américas.

Foto: Divulgação

 

Gerdau apresenta nova empresa para atuar no mercado de grafeno
Compartilhe esse post:

Comentários