Energia solar

Gerdau e Shell firmam acordo para construção de parque solar em Minas Gerais

Texto: Redação Revista Anamaco 

A Gerdau e a Shell firmaram acordo vinculante para a formação de uma joint-venture, com participação igualitária das duas empresas no negócio, para desenvolvimento, construção e operação de um novo parque solar no Estado de Minas Gerais, a ser construído em 2023, após ser tomada a decisão final de investimento. O acordo, que ainda depende de aprovação das condições precedentes, entre elas a aprovação das autoridades regulatória e concorrencial brasileira, estabelece as premissas para a atividade da joint-venture na geração e contratação de longo prazo para a aquisição de energia limpa.
O parque, que deverá ter capacidade instalada de aproximadamente 260MWp, deverá fornecer 50% do volume produzido para unidades de produção de aço da Gerdau no Brasil, na modalidade de autoprodução, e a outra metade será negociada no mercado livre por meio da Shell Energy Brasil, a comercializadora de energia da Shell.
A parceria poderá viabilizar o desenvolvimento de, aproximadamente, 1/3 da capacidade total do parque solar. A Shell seguirá buscando outros clientes de longo prazo - como autoprodutores, por exemplo - para endereçar o volume remanescente do complexo.
“Este segundo parque solar em parceria com a Shell reforça o compromisso da Gerdau de reduzir, significativamente, as emissões de gases de efeito estufa nos próximos anos no Brasil e no mundo, construindo um futuro mais sustentável para todos. Nossos investimentos em energia renovável fazem parte de um plano mais amplo de diversificação de negócios complementares ao aço. Estamos avaliando também oportunidades em energia eólica nas Américas”, afirma Juliano Prado, vice-presidente da Gerdau.

Foto: Adobe Stock

Gerdau e Shell firmam acordo para construção de parque solar em Minas Gerais
Compartilhe esse post:

Comentários