Em prol do meio ambiente

GhelPlus recebe o Selo Sesi Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2017

A GhelPlus recebeu, em 17 de outubro, em Curitiba (PR), o Selo Sesi ODS em reconhecimento ao trabalho realizado para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Foram certificadas instituições públicas municipais e estaduais, privadas, do terceiro setor e de instituições de ensino no Estado do Paraná.
O Selo é destinado às instituições inscritas no Prêmio Sesi ODS, cujo objetivo é de reconhecer, valorizar e divulgar o trabalho em prol dos ODS realizados por organizações privadas e públicas de todo o Paraná. A premiação da GhelPlus é pelo   “Projeto e Desenvolvimento de Técnicas de Captação de Água da Chuva para Fins Não Potáveis e Reaproveitamento de Efluentes Industriais para Paisagismo”.
Maria Cristhina de Souza Rocha, assessora de Projetos Estratégicos do Sistema Fiep, explica que o objetivo do Selo Sesi ODS é reconhecer gestões socialmente responsáveis, aproximando, assim, setores a instituições para a discussão do desenvolvimento sustentável. “Para nós, é uma satisfação reconhecer o trabalho das instituições paranaenses em prol dos ODS”, ressalta Maria Cristhina.
Maria Roseli Telles, gerente de Recursos Humanos /SESMT da GhelPlus, destaca que essa é mais uma conquista da empresa no ano em que completa 27 anos e atesta que a companhia também preza pelas boas práticas sustentáveis. “Com participação dos 187 colaboradores e funcionários da matriz de Ampére (PR), o trabalho teve como objetivo analisar o consumo de água da empresa, a fim de aproveitar e armazenar a água da chuva para suprir as necessidades não potáveis”, explica a gerente.
De acordo com a executiva, para o diagnóstico mais sucinto foi necessário caracterizar as demandas de água de consumo na empresa e quantificar os usos de água. Além disso, o projeto esclarece o papel fundamental da água para a sobrevivência dos seres vivos e lembra que a redução de água potável no mundo gera preocupações em relação ao futuro. “A implantação de um sistema de aproveitamento de água da chuva na GhelPlus tem o objetivo de conscientizar as pessoas que o uso sustentável da água é uma das bases para o desenvolvimento humano e a preservação dos recursos hídricos em quantidade e qualidade. É de suma importância atualmente e para as futuras gerações!”, ressalta Maria Roseli, acrescentando que esse projeto se justifica por ser necessário que as pessoas adquiram consciência ambiental. Segundo ela, o ambiente de trabalho é um dos locais onde essas preocupações podem ser disseminadas de forma mais eficaz.
Para a realização deste projeto foi elaborado um cronograma, com o intuito de facilitar o total cumprimento das atividades. Ele foi dividido em seis fases distintas que envolveram desde as definições e organizações das estratégias de ações até a implantação do sistema de coleta, tratamento e reaproveitamento da água das chuvas.
Com a estação de tratamento de efluentes, são devolvidos em média 50 litros de água tratada por semana para utilização na irrigação de plantas. Para as novas instalações do bloco administrativo, a empresa construiu um reservatório de captação de água da chuva com capacidade para 20.000 litros de água, que é canalizada e distribuída para os banheiros, higienização de pisos e vidraças e uso na lavanderia da empresa.
Também foram instaladas três cisternas com capacidade de 81.000 litros para armazenar água da chuva para utilização no setor de concretagem das pias, onde se usa em média 2.000 litros/por dia de água no processo produtivo e ainda é destinado para o reservatório que alimenta o sistema de hidrantes para o combate a incêndios.

GhelPlus recebe o Selo Sesi Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2017
Compartilhe esse post:

Comentários