Núcleo de Conteúdo by Grau 10 Editora

Giro de estoque: vantagem competitiva

Em mais uma palestra realizada em 11 de abril, no Núcleo de Conteúdo Varejo, Atacado e Distribuidor by Grau 10 Editora, Camilo Manfredi, diretor de Supply Chain da Neogrid, com o tema "Giro de estoque: uma vantagem competitiva decisiva" mostrou a mudança no relacionamento entre o varejo e as indústrias e de que forma a relação de transparência entre esses canais pode afetar, positivamente, os negócios e otimizar o giro de estoques.
Neste novo momento, varejo e distribuidores estão compartilhando com as indústrias seus dados em busca de melhores resultados, o que permite combate a rupturas melhorando o abastecimento, criando programas colaborativos para premiação dos melhores fornecedores. "Seguindo o modelo já adotado nas redes de supermercado, as lojas de material de construção permitem acesso das indústrias a suas informações internas de estoque. Essa visibilidade permite que os fabricantes entrem e façam um trabalho diferenciado em prol dos estoques", salientou Manfredi.
Essa preocupação com os estoques faz sentido. O executivo comentou que o giro de estoque é uma vantagem competitiva porque quanto mais se acelera o giro de estoques, mais ágil torna-se a venda de determinado produto. "A indústria começou a se preocupar com isso e, hoje, vende e entrega o giro de estoque. O varejo não queria disponibilizar essa informação aos fabricantes, mas estamos quebrando esse paradigma", declarou Manfredi.
O executivo lembrou que quando há falta de visibilidade da indústria sobre o que está acontecendo com seus itens nos pontos de venda, o fabricante tenta empurrar produtos para as lojas. "Nossas ações permitem ter uma informação diária do que acontece no varejo. Ter visibilidade faz toda diferença", observou.
O diretor comentou que nesse trabalho que vem sendo realizado pela Neogrid, a empresa consegue classificar o giro de cada produto, indica para a indústria que produtos ela deve acelerar a reposição e como ajudar a revenda a girar esse item. "Enquanto o consumidor final não comprou, ninguém vendeu. E se isso não aconteceu não existe uma próxima venda nem a necessidade de reposição", pontuou.

Giro de estoque: vantagem competitiva
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