Golpes financeiros

Golpe da Falsa Venda foi o mais aplicado contra clientes bancários no 1º semestre

Texto: Redação Revista Anamaco 

O golpe da Falsa Venda é a abordagem mais comunicada por clientes no primeiro semestre às instituições associadas e repassada à Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Nesse golpe, criminosos criam páginas falsas que simulam e-commerce, enviam promoções inexistentes por e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp e investem na criação de perfis falsos de lojas em redes sociais.
De janeiro a junho deste ano, foram 174 mil ocorrências de clientes relatadas aos bancos associados à entidade, aumento de 314% em relação ao primeiro semestre de 2024. “Sempre fique muito atento. O produto ofertado está com o preço muito abaixo do que é vendido no comércio em geral? O vendedor está te pressionando para fechar logo uma compra dizendo que ela pode ficar indisponível? O e-commerce é recém-criado em rede social. A chance de ser um golpe é grande”, alerta Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços e Segurança da Febraban, acrescentando que é importante ter muito cuidado com este golpe nesta época do ano, já que se aproximam datas importantes para o comércio como a Black Friday e o Natal.
Na segunda colocação ficou o golpe da falsa central/falso funcionário de banco com 139 mil relatos de clientes, o que representa aumento de 195,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Na terceira colocação ficou o golpe do WhatsApp, com 73 mil ocorrências. Neste golpe, os registros feitos pelos clientes registraram queda de 9,9%.
Completam o ranking do primeiro semestre: golpe do falso investimento, phishing, falso boleto, troca de cartão, devolução de empréstimo, golpe da mão fantasma e golpe do delivery. “O setor bancário tem várias ações concretas e permanentes para a prevenção e o enfrentamento a ilícitos, fraudes, golpes e práticas que atentam contra a saúde financeira do cliente. Os bancos investem anualmente cerca de R$ 5 bilhões em sistemas de tecnologia da informação (TI) voltados para segurança. Entretanto, é essencial criar uma forte cultura de proteção de dados no Brasil e ações de conscientização são fundamentais para fomentar a educação digital em nosso país”, diz Faria.

Foto: Adobe Stock

Golpe da Falsa Venda foi o mais aplicado contra clientes bancários no 1º semestre
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