Empresas

Grupo Stihl lança relatório de sustentabilidade e reforça compromisso com ESG

Texto: Redação Revista Anamaco

O Grupo Stihl acaba de lançar seu Relatório de Sustentabilidade 2024. O documento apresenta os avanços da organização em suas operações globais e evidencia iniciativas consolidadas, que impactam, positivamente, tanto o meio ambiente quanto a comunidade, inclusive da unidade brasileira, localizada em São Leopoldo (RS).
A principal ação destacada na publicação é a criação do aplicativo Treeo Impact Storyboard, criado em conjunto com a startup Treeo, que tem como objetivo detalhar informações em tempo real e de forma clara sobre a quantidade de CO2 armazenada nos projetos de reflorestamento da empresa.
A fábrica brasileira da marca também conduz um projeto chamado “Meu Pé de Árvore”, que permite a colaboradores, parceiros e clientes colaborar com o plantio de árvores, contribuindo, ativamente, para recuperação de áreas degradadas no Bioma Amazônico, onde a Stihl Brasil já promoveu o plantio de mais de cinco mil árvores, inclusive em reservas indígenas.
Além da transparência acerca das ações de reflorestamento, a plataforma chama-se “storyboard” pois ela vai além do dado de sequestro de carbono. Dentro do aplicativo, também são contadas as histórias - com fotos, vídeos e retratos - das pessoas envolvidas no processo.
O recurso mostra o número de árvores, bem como o nível de armazenamento de CO2 medido e previsto. Atualmente, mais de 912 mil árvores em cerca de 3.100 hectares são registradas digitalmente na plataforma, com um sequestro total de 8.904 toneladas de carbono - desde a última medição no início de 2025. “Com o Treeo Storyboard, estamos criando uma transparência sem precedentes sobre o armazenamento real de CO2 de nossos projetos de reflorestamento. Esse é um passo importante para tornar visível o impacto de nossas medidas. O ponto crucial de muitos projetos de reflorestamento é que as empresas financiam o plantio, mas depois de alguns anos, ninguém sabe se a floresta ainda existe. Com o aplicativo, criamos a rastreabilidade durante toda a vida útil das árvores”, afirma Friedemann Stock, diretor de Sustentabilidade do Grupo Stihl.
No Brasil, um dos pilares da atuação da empresa é a gestão de recursos hídricos. Em 2024, entrou em operação uma nova estação de tratamento de água com capacidade de 50 mil m³ por ano, que possibilitou a redução em 50% do volume de efluentes gerados pela planta. A água tratada é reutilizada em processos industriais, como lavagem, resfriamento e usinagem, tornando os processos mais eficientes e sustentáveis.
A Stihl Brasil também mantém, há mais de dez anos, uma parceria com cooperativas de reciclagem locais em São Leopoldo. Atualmente, mais de 120 famílias dependem dessas cooperativas, que geram 85% da sua renda com resíduos provenientes da fábrica da empresa. A iniciativa fortalece a economia circular e promove inclusão social e geração de renda para comunidades em situação de vulnerabilidade.
O Relatório de Sustentabilidade do Grupo Stihl 2024 está disponível no site oficial da empresa, em versão interativa e em inglês, e detalha todas as metas e resultados alcançados até agora, além dos desafios e compromissos futuros.

Foto: Adobe Stock

Grupo Stihl lança relatório de sustentabilidade e reforça compromisso com ESG
Compartilhe esse post:

Comentários