Henkel vai substituir uso do gás natural por biometano em sua fábrica em Itapevi
Texto: Redação Revista Anamaco
A Henkel anunciou que vai adotar o biometano como fonte de energia na sua planta fabril de Itapevi (SP). A implementação da tecnologia e o fornecimento será feito pela Ultragaz, que também será responsável pela implantação da infraestrutura de abastecimento no local. As obras devem ser concluídas no primeiro semestre de 2026.
Edmar Fialho, gerente da Henkel na planta de Itapevi, explica que a substituição do gás natural por biometano representará uma redução em torno de 500 toneladas de CO2 por ano em comparação a 2024.
Segundo ele, o consumo previsto da unidade é de, aproximadamente, 300 mil m³ de biometano por ano e a medida está alinhada às metas globais da empresa de reduzir as emissões absolutas escopos 1 (que contempla as emissões diretas das suas operações) e 2 (que se refere às emissões indiretas de gases de efeito estufa resultantes da produção e aquisição de energia) em 42% e escopo 3 (que inclui impactos da cadeia de suprimentos, transporte, matérias-primas, embalagens e descarte de produtos, entre outros) em 30% até 2030, de acordo com a iniciativa Science Based Targets (SBTi). “Na Henkel, tratamos a sustentabilidade como um compromisso estratégico e transversal, que envolve toda a nossa cadeia de valor. A adoção do biometano em Itapevi reforça essa visão, ao integrar uma solução de baixo carbono em nossa operação fabril com impacto direto nas metas de descarbonização da companhia. A parceria com a Ultragaz nos dá a segurança e a expertise necessárias para acelerar essa transição energética com eficiência e escala”, afirma Fialho.
Produzido a partir da decomposição de resíduos orgânicos em aterros sanitários, como o de Caieiras (SP), o biometano é uma fonte de energia limpa, renovável e com zero emissão de CO2 em seu uso. Além disso, contribui para a mitigação de impactos ambientais dos aterros ao evitar a liberação do metano (CH4), um gás até 80 vezes mais potente que o CO2 no aquecimento global. “Estamos comprometidos em apoiar e acelerar a adoção de fontes renováveis na indústria brasileira, e o biometano tem se mostrado uma alternativa segura e eficiente para esse desafio. A parceria com a Henkel evidencia o papel da Ultragaz como agente da transição energética, entregando soluções completas, do fornecimento à infraestrutura, para que nossos clientes avancem de forma consistente em suas metas de sustentabilidade.”, afirma Erik Trench, diretor de gases renováveis da Ultragaz.
Foto: Divulgação




|| Orgulhosamente desenvolvida por 