Hydro promove ações voltadas para a preservação do meio ambiente - Revista Anamaco

Sustentabilidade

Hydro promove ações voltadas para a preservação do meio ambiente  

Texto: Redação Revista Anamaco

Alinhada ao objetivo de criar sociedades mais viáveis, desenvolvendo os recursos naturais em produtos e soluções de maneira inovadora e eficiente, a Hydro promove uma série de ações voltadas para o meio ambiente.
De acordo com Carlos Neves, diretor de Operações de Bauxita & Alumina da empresa, tendo a sustentabilidade como um pilar, a companhia mantém rígidos padrões de controle, monitoramento e prevenção para minimizar a pegada de carbono e preservar a biodiversidade e o bem-estar das comunidades vizinhas, além de perseguir metas e ambições futuras que contribuam para a redução das emissões de CO2
Investimentos em pesquisa, reflorestamento do bioma amazônico, reaproveitamento de água e utilização de energias renováveis em suas operações são algumas frentes em que a companhia atua. “O desenvolvimento sustentável e o compromisso com as gerações futuras são prioridades para Hydro. O próprio alumínio está em linha com este propósito, por sua leveza e pelo fato de ser infinitamente reciclável. Queremos entregar um produto final com zero emissões de carbono ao longo de sua cadeia produtiva, posicionando o alumínio como elemento chave para a transição verde”, explica Neves.
Segundo ele, o compromisso com o uso sustentável dos recursos e a preservação ambiental é uma prática diária nas operações da empresa. “O investimento em tecnologias sustentáveis para as operações faz parte da nossa estratégia de negócios, assim como o compromisso de desenvolver e apoiar iniciativas que contribuam para uma sociedade mais viável para todos”, completa.

                                                                  
Nesse sentido e em linha com o Acordo de Paris para contribuir para a redução da temperatura do planeta, a Hydro firmou o compromisso de atingir zero emissões na produção de seu alumínio até 2050. A ambição é assumir a liderança no fornecimento de alumínio com carbono zero em escala industrial até 2030.
Para atingir as metas, as operações no Brasil têm papel fundamental. Neste cenário, a mudança da matriz energética da Alunorte, refinaria de alumínio, localizada no Pará, é estratégica. “Estamos implantando uma série de ações para remover totalmente o uso do carvão na Alunorte até 2030, tornando a planta líder mundial em redução de emissões. Estão sendo estudadas outras fontes de energia para as operações, como o hidrogênio verde e uso de biomassa a partir do caroço do açaí, cuja polpa é produzida em larga escala no Pará”, explica o diretor.
A Alunorte também instalou, em 2022, uma nova caldeira elétrica. Essa foi a primeira de cinco que serão implantadas na refinaria nos próximos anos. Com todas em operação, o executivo comenta que o projeto vai representar uma redução de mais de 400 mil toneladas de emissões de carbono por ano.
Além disso, o óleo combustível utilizado na refinaria será substituído por gás natural (GNL). Com investimento de R$ 1,3 bilhão, estima-se que o projeto gere redução anual de 700 mil toneladas de carbono e melhorias na qualidade do ar. A previsão é atingir 100% de substituição já no próximo ano. Com isto, reduziremos de imediato mais de 1.1 milhão de toneladas de CO2 no meio ambiente.
Outra iniciativa pretende recuperar a vegetação da região da mina de bauxita mantida pela empresa em Paragominas, no Pará. Mais de 2.905 hectares do bioma amazônico já foram reflorestados desde o início de suas operações. Só em 2022, a empresa atuou na reabilitação de cerca de 259 hectares, um crescimento de 55% em relação ao ano anterior. “Atuamos de forma responsável e sustentável, seguindo as melhores práticas em termos de preservação e conservação da fauna e flora na região. Tudo isso, de forma integrada com as comunidades, priorizando a melhoria de vida das pessoas que residem próximas às nossas operações”, reforça Anderson Martins, diretor Industrial da Hydro Paragominas.

Fotos: Divulgação

Hydro promove ações voltadas para a preservação do meio ambiente  
Compartilhe esse post:

Comentários