Indústria

IA impulsiona a eficiência e a sustentabilidade na indústria do cimento

Texto: Redação Revista Anamaco

De acordo com a Aveva, empresa de software industrial que impulsiona a transformação digital e a sustentabilidade, à medida em que a concorrência global se intensifica e as pressões de custo aumentam, a indústria de cimento deve adotar a transformação digital e, em particular, a manutenção preditiva - estratégia que utiliza dados e tecnologia para monitorar, continuamente, equipamentos e prever falhas antes que elas ocorram - como um caminho para maior desempenho.
Votorantim Cimentos é um exemplo de como a manutenção preditiva pode transformar o setor. Ao implementar o Aveva Predictive Analytics, a empresa reduziu os custos de manutenção corretiva em 10% ao ano, uma economia de mais de US$ 88 milhões em sua rede de fábricas.
Além disso, a empresa aumentou em 6% a confiabilidade dos ativos, enquanto os custos de manutenção não planejada foram reduzidos de 52% para 42% do gasto total. “Esses resultados demonstram como a IA pode gerar retornos tangíveis e sustentáveis para o setor”, avalia Glenn Kerkhoff, diretor Global da Indústria de Mineração, Metais e Minerais da Aveva.
Segundo ele, a manutenção preditiva, baseada em Inteligência Artificial, está se consolidando como uma estratégia comprovada para aumentar a confiabilidade e a lucratividade em ambientes industriais complexos. Para o setor de cimento, especificamente, representa uma oportunidade de transformação e competitividade. “A digitalização não se trata apenas de tecnologia, mas de como as fábricas de cimento podem operar de forma mais inteligente, responder mais rápido e crescer de forma sustentável. Estamos ajudando o setor em sua jornada em direção a um modelo operacional mais ágil, eficiente e preparado para o futuro”, finaliza o executivo.

Foto: Divulgação

 

IA impulsiona a eficiência e a sustentabilidade na indústria do cimento
Compartilhe esse post:

Comentários