Inadimplência cai e alcança 25,5% dos lares paulistanos, em dezembro - Revista Anamaco

Endividamento e inadimplência

Inadimplência cai e alcança 25,5% dos lares paulistanos, em dezembro

Texto: Redação Revista Anamaco

De acordo com os dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), em dezembro, a inadimplência entre as famílias que moram na cidade de São Paulo apresentou queda, passando de 25,8%, em novembro, para 25,5% no último mês do ano.
A maior redução no número de lares com contas em atraso foi constatada entre as que possuem renda de até dez salários mínimos. Para este grupo, o recuo foi de 31,8% para 31,2%.
Os indicadores que avaliam o comportamento do consumidor também fecharam o ano com números mais favoráveis. O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) e o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) obtiveram aumentos de 2,3% e 5,2%, respectivamente.
Na análise da FecomercioSP, apesar da queda da inadimplência ainda ser pequena, o cenário mostra o início de um ciclo de redução das famílias com contas em atraso. Este contexto, somado a um consumidor mais otimista, com maior renda e emprego, aumenta o potencial de compras no comércio.
Para o grupo de renda mais alta (acima de dez salários mínimos), houve estabilidade na inadimplência, passando de 11%, em novembro, para 11,1%.
A pesquisa mostra, ainda, que o endividamento registrou queda, ao passar de 76,3%, em novembro, para 74%, em dezembro. São 2,98 milhões de lares com algum tipo de dívida.
O estudo indica que a retração do endividamento também foi puxada pelas famílias de renda mais baixa. Para este grupo, o porcentual de lares com algum tipo de dívida atingiu 76,9% em dezembro, ante 79,9% do mês anterior. Entre as famílias com renda mais elevada, a taxa apontou pequena queda: de 65,8% para 65,5%.
Nesse cenário, o cartão de crédito continua sendo o principal tipo de dívida, com 84,6% dos endividados. Na sequência, vêm carnês (15,1%), financiamento de carro (12%) e crédito pessoal (10,6%).

Foto: Adobe Stock

Inadimplência cai e alcança 25,5% dos lares paulistanos, em dezembro
Compartilhe esse post:

Comentários