Índice de confiança do consumidor paulista recua em dezembro - Revista Anamaco

Consumidor desconfiado

Índice de confiança do consumidor paulista recua em dezembro

Texto: Redação Revista Anamaco

O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pela PiniOn para o Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (IEGV/ACSP), registrou 110 pontos em dezembro, o que representa uma redução de 1,8% em relação a novembro. Contudo, em comparação com o mesmo mês de 2022, houve elevação de 6,8%. Com a queda mensal, foi interrompida uma sequência de quatro aumentos consecutivos, mas o ICCP permanece no campo otimista (acima de 100 pontos).
De acordo com o estudo, na composição do índice, pioraram a percepção das famílias em relação à sua situação financeira e de emprego atuais, e, principalmente, as expectativas sobre as variáveis anteriores e a economia brasileira. Também se destaca a redução da segurança no emprego. “Essa piora generalizada da confiança se refletiu na redução da disposição a comprar itens de maior valor, tais como carro e casa, e na disposição a investir”, afirma Ulisses Ruiz de Gamboa, economista do IEGV/ACSP.
No recorte de classes socioeconômicas, o resultado seguiu sendo misto, registrando-se um leve aumento da confiança das famílias residentes no Estado de São Paulo pertencentes às classes C e DE, além de uma importante diminuição para as da classe AB.

Foto: Adobe Stock

Índice de confiança do consumidor paulista recua em dezembro
Compartilhe esse post:

Comentários