Indústria de matcon prevê crescimento em 2026
Texto: Redação Revista Anamaco
De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), em dezembro, a indústria do setor registrou queda de 2,3% em relação a novembro e retração de 5,0% na comparação com dezembro de 2024. Com isso, fechou 2025 com uma queda de 1,2% no faturamento deflacionado em relação ao ano anterior.
Na análise da entidade, os números refletem o impacto da taxa de juros elevada durante a maior parte do ano, somado à redução de investimentos públicos e à desaceleração de obras no setor privado.
Mesmo com o cenário de retração, a entidade projeta crescimento de 1,9% em 2026, impulsionado por políticas públicas voltadas ao setor, como o programa Minha Casa, Minha Vida, Reforma Casa Brasil e obras de infraestrutura, além de queda progressiva da taxa de juros, que pode impulsionar obras no setor privado. “Encerramos o ano com um desempenho abaixo do esperado, reflexo de um ambiente macroeconômico ainda desafiador. Mas 2026 começa com perspectivas mais positivas: esperamos que os programas habitacionais e de reformas residenciais para baixa renda, além da redução dos juros criem um ambiente mais favorável para toda a cadeia da construção civil”, afirma Paulo Engler, presidente executivo da Abramat.
Foto: Adobe Stock




|| Orgulhosamente desenvolvida por 