Informações alavancam o comércio
Texto: Redação Revista Anamaco
A fim de conhecer o perfil de seus clientes e alavancar negócios, comerciantes precisam ter à disposição dados e informações estruturadas. Pesquisa realizada pela Cielo, em parceria com a Expertise, mostra que 73% dos gestores de empresas e estabelecimentos comerciais utilizam dados para promover os seus negócios. No entanto, o levantamento aponta que 57% não recorrem a instrumentos mais efetivos como pesquisa e coletas de informações sobre concorrentes e negócios similares.
Estanislau Bassols, CEO da Cielo, salienta que os dados são instrumentos indispensáveis para os varejistas e empreendedores que desejam aumentar seu faturamento e cultivar uma relação melhor com seus clientes. “O fato de quase um terço das pessoas ouvidas ainda não usar dados e mais da metade não analisar a concorrência mostra que existe oportunidade para essa realidade ser alterada. É preciso incluir esses comerciantes no universo de analytics", afirma o CEO.
Na sua análise, a aplicação de dados está estabelecida em grandes redes varejistas que possuem uma estrutura dedicada e visão abrangente do seu negócio. "A situação, no entanto, é diferente quando observamos o médio varejo e os empreendedores, que se ressentem da falta de apoio na gestão de vendas e negócios. Mas até mesmo aqueles que já têm alguma familiaridade com os dados podem potencializar seu uso e obter melhores resultados comerciais", garante Bassols.
De acordo com a pesquisa, esse recurso é aplicado de diferentes formas. Dentre as preferidas estão: definição de ações promocionais (mencionada por 37% dos entrevistados); iniciativas de relacionamento com o cliente, como programas de fidelização e concessão de descontos (36%); definição de preços (36%); definição do conjunto de produtos e serviços ofertados (27%); melhoria do atendimento (24%); personalização da experiência do cliente (23%); definição de canais de divulgação e vendas (22%); e identificação de novos públicos-alvo (21%).
Ainda segundo o estudo, diferentes áreas das companhias utilizam dados em seu dia a dia. As que mais aproveitam este conhecimento, de acordo com os entrevistados, são Vendas (89%), Marketing (85%), Experiência do Cliente (82%) e Finanças (71%). Quase a metade (47%) afirmou ter uma pessoa ou equipe responsável pela análise de dados.
Os dados mais preciosos, na visão dos empreendedores e varejistas, são informações específicas sobre seu negócio (mencionadas por 38%), histórico de compra de clientes (35%) e dados sobre o mercado e o seu segmento de atuação (18%).
A pesquisa indica, ainda, que 22% dos gestores utilizam as redes sociais como fonte principal de informação. "Apesar de as redes sociais contarem com conteúdo de qualidade voltados a pequenos negócios, as informações divulgadas por determinados canais podem ser muitas vezes descontextualizadas ou distorcidas", diz Bassols.
Outro dado apurado pelo levantamento revela que mais da metade dos entrevistados (52%) acredita que a maioria dos estabelecimentos comerciais vai utilizar dados na tomada de decisão nos próximos cinco anos. Entre as tecnologias que terão maior impacto, a inteligência artificial generativa foi mencionada por 49% dos gestores.
Tal evolução, entretanto, trará desafios. A necessidade de conscientizar equipes e colaboradores sobre boas práticas no uso de dados foi citada por 55% das empresas. Ameaças cibernéticas e novas exigências regulatórias preocupam, respectivamente, 19% e 11% dos gestores. "A pesquisa aponta para um futuro cada vez mais dependente de dados, o que reforça a necessidade de incluirmos os gestores que ainda não os utilizam no dia a dia", diz Bassols.
A pesquisa quantitativa considera as entrevistas com 210 pessoas, em todas as regiões do País, que são proprietárias ou responsáveis pelo relacionamento com as credenciadoras de cartão no estabelecimento comercial que atuam. Todos os participantes trabalham com cartões de crédito e débito, podendo atuar somente com loja física, somente e-commerce ou ambos. A pesquisa tem margem de erro máxima de 6,8 pontos percentuais.
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