Ação social

Instituto Aço Cearense apoia programa de dança para crianças em vulnerabilidade

Texto: Redação Revista Anamaco

Com o compromisso de ampliar oportunidades e promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, o Instituto Aço Cearense apoia um programa que utiliza a dança como ferramenta de inclusão, autoestima e esperança. A iniciativa, denominada “Dança e Vida”, viabiliza aulas gratuitas para crianças em situação de vulnerabilidade social, atuando como uma alternativa segura e saudável no contraturno escolar.
A proposta é ir além da prática artística. A meta é fortalecer vínculos, estimular habilidades socioemocionais e abrir caminhos para novas perspectivas. Por meio de ritmos como jazz, teatro musical, hip hop e ballet, os 10 participantes têm acesso a expressões culturais que dialogam com sua realidade e ampliam seu repertório.
Luciana Rabelo, coordenadora do Instituto, explica que a intenção é que a dança seja uma ponte. “Acreditamos no poder da arte para transformar vidas. A dança resgata a autoestima, incentiva a disciplina e cria um espaço de pertencimento para crianças que, muitas vezes, não encontram esses estímulos em seu entorno”, salienta.

A coordenadora conta que a entidade apoia algumas instituições, entre elas a Fénix Educarte e o Patronato Santana, que parceiras e por meio delas, abre a seleção para os interessados em participar do programa. “Desde 2022, quando o programa foi criado, investimos, aproximadamente, R$1 milhão para a participação de quase 100 crianças e adolescentes no programa. Não pensamos somente em custear essas aulas para eles, também pensamos em como eles irão se deslocar até a escola, como comprarão os figurinos e como farão a inscrição nesses festivais, por exemplo, e tudo isso é custeado pelo Instituto”, explica. 
O Dança e Vida foi criado desde 2022 com o propósito de promover o desenvolvimento individual e social de crianças e adolescentes e a melhoria da qualidade de vida de seus familiares, utilizando a dança como instrumento cultural de integração e transformação da sociedade. 
Para viabilizar as aulas, o Instituto Aço Cearense fechou uma parceria com o Espaço de Arte RP, que realiza aulas de jazz, teatro musical, hip hop e ballet.  Para mostrar tudo o que aprenderam, os alunos participam anualmente do Festival Rossana Pucci que, este ano, acontecerá de 11 a 14 de dezembro, no Teatro RioMar Fortaleza, apresentando o espetáculo “Roxie - E o Segredo de Nepolville”, com início a partir das 17h. 

Fotos: Divulgação

Instituto Aço Cearense apoia programa de dança para crianças em vulnerabilidade
Compartilhe esse post:

Comentários