Intenção de compra em queda
Texto: Redação Revista Anamaco
De acordo com pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) continuou seu processo de queda (-0,1%) em maio, pelo quarto mês consecutivo, descontados os efeitos sazonais. Além disso, pelo oitavo mês, houve redução da intenção de compra na análise anual. Mesmo com essas quedas, o indicador se mantém acima do nível de satisfação (100,8 pontos sem ajuste sazonal e 101,5 pontos com ajuste).
O estudo indica que, apesar da retração anual, na comparação mensal, o indicador vem aumentando nos últimos quatro meses, tendo o maior avanço em maio (+1,4%), revelando que, mesmo não estando tão favorável quanto antes, as instituições financeiras vêm facilitando o crédito para os consumidores. Nesse cenário, 31,5% deles consideram mais fácil o acesso, o maior percentual desde outubro de 2024.
A pesquisa mostra que o Emprego Atual - ICF voltou a ter queda mensal (-0,3%), acompanhando a tendência do resultado da análise anual (-1,7%). Em relação aos próximos meses, a Perspectiva Profissional - ICF apresentou a primeira queda mensal (-0,2%), após sete meses com taxas positivas; contudo, o indicador ficou acima dos resultados do ano anterior (+0,3%) pela primeira vez desde maio de 2024.
A perspectiva para o mercado de trabalho mais favorável na comparação anual não foi suficiente para elevar a Perspectiva do Consumo - ICF (-3,4%), corroborando o efeito negativo da Selic. Entretanto, o item apresentou avanço de 0,7% em relação a abril, confirmando a forte correlação com o crédito, já que o Acesso ao Crédito - ICF teve avanço no âmbito mensal.
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