Intenção de consumo das famílias volta a crescer em agosto, revela CNC - Revista Anamaco

Economia

Intenção de consumo das famílias volta a crescer em agosto, revela CNC

Texto: Redação Revista Anamaco

A Intenção do Consumo das Famílias (ICF), apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), se recuperou em agosto ao subir 1,8% diante de julho. Com a alta, a intenção de compras atingiu 91,4 pontos, revertendo tendência de queda iniciada em março deste ano.
No mês, a propensão de gastos das famílias praticamente se estabilizou em comparação com o patamar de dezembro do ano passado (91,2 pontos) e subiu 6,8% na comparação com o mesmo período de 2018 (85,6 pontos). A alta de agosto se relacionou principalmente com as variações positivas nos subíndices Perspectiva de Consumo (4,0%) e Momento para Aquisição de Bens Duráveis (2,4%), bem como com o subindicador Renda Atual (1,9%).
O ICF tem permanecido abaixo de 100 pontos, zona considerada de insatisfação, desde abril de 2015, quando chegou aos 102,9 pontos. Apesar de ter melhorado, em agosto, a insatisfação das famílias manifestou-se em quatro itens do ICF, como Compra a Prazo (85,7 pontos), Nível de Consumo Atual (71,9 pontos), Perspectiva de Consumo (91,0 pontos) e Momento para Duráveis (62,6 pontos).
Já os indicadores Renda Atual e Emprego Atual (este com variação de 0,8% em relação a julho) apresentaram-se como os mais altos do ICF de agosto: 108,8 e 116,1 pontos, respectivamente.

Foto: Adobe Stock

Intenção de consumo das famílias volta a crescer em agosto, revela CNC
Compartilhe esse post:

Comentários