Jornada Liga Steam 2025 promove capacitação gratuita para mais de 300 jovens
Texto: Redação Revista Anamaco
Em mais um passo para a promoção da qualificação profissional para jovens, a Jornada Liga Steam acaba de dar a largada em sua segunda edição. O programa iniciou as aulas neste mês de outubro, em cinco municípios de regiões distintas - João Monlevade e Araxá (MG), São Gonçalo do Amarante (CE), Feira de Santana (BA) e São Paulo -, com a projeção de capacitar mais de 300 jovens entre 18 e 28 anos no setor de tecnologia da informação (TI). A ação é uma iniciativa da Fundação ArcelorMittal, em parceria com a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM).
Com conclusão prevista para junho do ano que vem e entrega de certificação digital, a segunda edição da Jornada mescla encontros presenciais e on-line, mentorias de carreira, trilhas de aprendizagem e desafios práticos, em um total de 680 horas/aula. O currículo aborda disciplinas essenciais para o setor de TI, como programação, DevOps, desenvolvimento web e machine learning na plataforma AWS.
Camila Valverde, diretora-executiva da Fundação ArcelorMittal, explica que a iniciativa tem forte impacto socioeconômico, promovendo mobilidade social e inclusão. Segundo ela, o foco em tecnologia busca combater a escassez de profissionais qualificados e, principalmente, reverter a desigualdade de gênero que ainda prevalece no setor. “A Jornada Liga Steam propõe o início de uma mudança real no mercado de trabalho e abre um caminho de alta qualificação para que jovens de diferentes cantos do País ocupem o espaço que merecem”, afirma a executiva.
A diretora-executiva também destaca a relevância social do programa, que tem turmas exclusivas para mulheres em três das cinco cidades. “Investir na equidade de gênero no mercado de tecnologia é investir na inovação e no desenvolvimento do País. Essa jornada não é apenas um curso; é uma ação estratégica para criar um pipeline de talentos femininos de alto nível, descentralizando a qualificação e provando que a diversidade é um caminho para reduzir as desigualdades de oportunidades”, pontua.
Lançada em 2024, a Jornada formou, aproximadamente, 80 meninas em Piracicaba (SP) e Resende (RJ). O Instituto Proz Educação, rede de escolas que oferece cursos técnicos e profissionalizantes com foco no mercado de trabalho, assina a consultoria técnica.
Foto: Divulgação