Levantamento da Fiesp/Ciesp mostra que indústria reagiu rápido à crise - Revista Anamaco

Cenário Econômico

Levantamento da Fiesp/Ciesp mostra que indústria reagiu rápido à crise

Texto: Redação Revista Anamaco

As vendas reais da indústria ficaram estáveis na passagem de novembro para dezembro, como aponta o Levantamento de Conjuntura da Fiesp/Ciesp. Apesar da estabilidade, estão 10,3% acima do nível pré-pandemia (fevereiro). As horas trabalhadas na produção, por sua vez, cresceram 1,2% frente a novembro e o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) apresentou alta 0,7 p.p, atingindo 78,2%. Este é o oitavo aumento consecutivo dos itens.
O levantamento mostra, ainda, que as horas trabalhadas estão acima 4,4% do patamar pré-pandemia, ao passo que o NUCI superou em 2,5 p.p. e encontra-se apenas 1,1 p.p abaixo da média histórica (79,4%).
Na análise das entidades, os resultados apresentados indicam que a indústria de transformação paulista exibiu forte e rápida reação após o pior momento para a atividade econômica nos meses de março e abril. Apesar da expressiva reação a partir de maio, a indústria paulista encerrou o ano com resultados negativos. As horas trabalhadas na produção caíram 5,4% em 2020 e o NUCI apresentou redução de 1,6%. Já as vendas reais registraram estabilidade, caindo somente 0,1% no ano passado.
Fiesp/Ciesp divulgam, também, a pesquisa Sensor, que revela que a indústria de transformação paulista manteve a tendência de crescimento no primeiro mês de 2021, porém com leve perda de ritmo. O indicador Sensor fechou em 50,5 pontos em janeiro, na série com ajuste sazonal, resultado inferior ao de dezembro (51,4 pontos) e a leitura de novembro (53,4 pontos). Números acima dos 50,0 pontos indicam expansão da atividade industrial. O indicador Mercado passou de 52,1 em dezembro para 47,5 pontos em janeiro, sinalizando condições de mercado menos favoráveis no período.
Já as vendas apresentaram progresso, tendo seu índice alterado de 50,1 pontos em dezembro para 52,2 pontos em janeiro. Resultados acima de 50,0 pontos indicam expectativa de aumento das vendas no mês em relação ao anterior.
Nesse cenário, os níveis de estoque continuam abaixo do nível planejado. O índice avançou de 52,1 pontos para 53,3 pontos no mês. Leituras superiores a 50,0 pontos indicam estoque abaixo do desejável, ao passo que inferiores a 50,0 pontos indicam sobrestoque.
E o nível de Emprego permaneceu praticamente estável, passando de 50,6 pontos 50,0 pontos em janeiro. Resultados próximos dos 50,0 pontos indicam estabilidade do emprego da indústria paulista.
Por fim, o componente Investimentos, mais uma vez, apresentou arrefecimento em relação ao mês anterior, atingindo 44,7 pontos em janeiro contra 48,7 pontos registrados na leitura de dezembro. Com o indicador abaixo dos 50 pontos, os investimentos demonstram redução no mês.
Em resumo, o mês de janeiro de 2021 traz dados positivos para a atividade e devemos aguardar novos dados para confirmar tendência de continuidade de expansão da atividade na indústria.

Foto: Adobe Stock

 

Levantamento da Fiesp/Ciesp mostra que indústria reagiu rápido à crise
Compartilhe esse post:

Comentários