Livoltek anuncia primeira fábrica nacional de inversores fotovoltaicos no Brasil - Revista Anamaco

Investimento fabril

Livoltek anuncia primeira fábrica nacional de inversores fotovoltaicos no Brasil

Texto: Redação Revista Anamaco

A Livoltek, fabricante de inversores fotovoltaicos on-grid, off-grid e híbridos, com comunicação IoT e plataformas em nuvem para monitoramento e que pertence ao Grupo Hexing Brasil, anuncia a construção da primeira fábrica nacional de inversores fotovoltaicos no Brasil.
Com investimentos de R$ 70 milhões, a fábrica, prevista para ser inaugurada em Manaus (AM) ainda este ano, será o centro da produção de uma variedade de produtos da Livoltek, que incluirá inversores monofásicos e trifásicos, cobrindo até 25 kW.
Essa gama abrangerá tanto os modelos tradicionais (380v) quanto os de baixa tensão (220v), oferecendo flexibilidade e eficiência em soluções de energia solar. Além disso, a fábrica deverá produz uma variedade completa de string boxes, reforçando ainda mais a abrangência da oferta da marca. 
Rui Cheng, CEO da Livoltek Power Brasil, conta que a planta terá uma área fabril de 18 mil m² e foi, inicialmente, projetada para produzir até 1,8 gigawatt (GW) em inversores fotovoltaicos ao ano, além de carregadores veiculares e string boxes, essa capacidade está sujeita a expansão. Mas, conforme aumento de demanda pelas soluções da empresa, a capacidade produtiva pode ser escalada para até 4 GW. “A Livoltek reconhece que a fabricação local tem o potencial de minimizar a pegada de carbono global e a oportunidade de aproveitar uma fábrica quase pronta para acelerar o início das operações. O transporte intercontinental de componentes é consideravelmente mais eficiente em termos de espaço em comparação ao transporte de produtos acabados. Além disso, a matriz energética brasileira apresenta um volume consideravelmente menor de emissões em comparação com as unidades chinesa e europeia”, afirma o executivo.
Segundo ele, os inversores fotovoltaicos fabricados no Brasil têm uma pegada de carbono substancialmente menor em comparação com produtos fabricados em outras partes do mundo. “Embora os números precisos da pegada de carbono ainda estejam em fase de obtenção, a Livoltek está empenhada em fornecer dados definitivos que evidenciem as vantagens das soluções ‘mande in Brasil”, completa Cheng. 
O executivo afirma que a companhia pretende contribuir, significativamente, para a redução das emissões de dióxido de carbono (CO2) e aumentar a conscientização sobre a proteção da Amazônia, visando mitigar os efeitos das mudanças climáticas
De acordo com o CEO, o maquinário da fábrica já está a caminho do Brasil e a previsão é que chegue em meados de setembro. Com base na instalação das linhas de produção e nos testes necessários, a Livoltek tem como meta disponibilizar os primeiros equipamentos a partir de dezembro de 2023. “A inauguração oficial da fábrica também está programada para ocorrer no mesmo período, marcando um marco significativo para a empresa e a indústria de energia solar no Brasil”, pontua.
 

Foto: Divulgação

Livoltek anuncia primeira fábrica nacional de inversores fotovoltaicos no Brasil
Compartilhe esse post:

Comentários