Mais de 30% dos brasileiros pretendem fazer reformas em imóveis em 2025 - Revista Anamaco

Pesquisa

Mais de 30% dos brasileiros pretendem fazer reformas em imóveis em 2025

Texto: Redação Revista Anamaco

Juntos Somos Mais, joint venture da Votorantim Cimentos, Gerdau e Tigre, atuante na digitalização do setor da construção civil, acaba de divulgar o estudo Construshoppers, que mapeia o comportamento de compra e as preferências dos consumidores no setor de material de construção.
A pesquisa, inédita para o segmento, reúne dados sobre os hábitos de consumo, as intenções de reforma e as categorias de itens mais procurados no Brasil, além de apontar para tendências no mercado da construção civil em 2025.
De acordo com o estudo, que foi realizado com o apoio da plataforma de pesquisa online Opinion Box, 33,2% dos entrevistados pretendem realizar alguma obra ou reforma em seus imóveis ao longo deste ano. Entre os que estão planejando essas mudanças, os cômodos com maior intenção de reforma são o banheiro (32%) e o quarto (31,4%).
O levantamento apresenta, ainda, dados relevantes sobre o comportamento das diferentes camadas sociais. As classes D e E, por exemplo, demonstraram a maior intenção de reforma para 2025, com 35,5% dessas famílias planejando realizar obras neste ano. Desses, 40% estão realizando o planejamento financeiro da obra, o que evidencia uma maior conscientização sobre a necessidade de organização financeira antes de realizar investimentos em reformas.
Outro dado mostra o interesse por tintas, que lideram as intenções de compra de material de construção, com 57,7% dos entrevistados afirmando que compraram itens dessa categoria em sua última compra. Em seguida, o cimento (45,5%) e as torneiras (44,7%aparecem como itens de destaque nas compras realizadas, recentemente, pelos consumidores. No top dez dos produtos mais comprados, ainda figuram itens como rejunte (41,1%), chuveiro (40,8%), argamassa (39,9%), elétricos (39,1%), tubos e conexões (36,6%) e areia (34,2%).
O estudo também analisou as principais formas de pagamento para o setor. Embora o Pix tenha sido o meio de pagamento mais popular em 2024, ele ocupa a terceira posição entre os meios mais utilizados para compras de material de construção, atrás do cartão de crédito à vista e do parcelado, que lideram as preferências dos consumidores.
Juliana Carsoni, CEO da Juntos Somos Mais, aponta que dados são essenciais para o segmento, que muitas vezes carece de conteúdo que forneça uma visão completa da jornada de compra. “Para nós é muito importante encabeçarmos uma ação como essa, uma vez que, com esse estudo, lojistas e fabricantes podem antecipar tendências e oferecer exatamente o que os consumidores desejam nesse momento", diz.

Foto: Adobe Stock

Mais de 30% dos brasileiros pretendem fazer reformas em imóveis em 2025
Compartilhe esse post:

Comentários