Economia

Menos endividados em São Paulo

O total de endividados na cidade de São Paulo é o menor desde junho de 2010. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio SP), 42,5% dos paulistanos estavam nessa situação em setembro, o que equivale a 1,52 milhão de famílias. O número é 2,6% menor do que o registrado em agosto.
De acordo com a Assessoria Técnica da entidade, essa redução se deve, principalmente, a manutenção do elevado nível de ocupação na Região Metropolitana de São Paulo. Em julho deste ano, somente 6,5% da população ficou desempregada e a massa total de rendimento das famílias cresceu 2,3% no comparativo com junho.
O total de paulistanos com contas em atraso se manteve praticamente estável na comparação com o mês anterior, apresentando ligeira elevação de somente 0,1%. Assim, o total de famílias que afirmam ter contas atrasadas ficou em 12,1%, enquanto, no mesmo mês de 2010, este porcentual era de 14,7%.
Esse recuo demonstra a crescente capacidade dos paulistanos em honrar suas contas. O principal meio utilizado para adquirir as dívidas continua sendo o cartão de crédito: 69,2% dos paulistanos têm alguma dívida devido às compras pagas dessa maneira. A participação dos carnês ficou em 19,6% e a do crédito pessoal, 15,7%.

Menos endividados em São Paulo
Compartilhe esse post:

Comentários