Economia

Micro e pequenos empresários estão propensos a novos investimentos

Texto: Redação Revista Anamaco

Os micro e pequenos empresários (MPEs) do varejo e serviços continuam com apetite para realizar investimentos em 2019, conforme aponta dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Assim como em janeiro, os indicadores de fevereiro revelam que 41% deles pretendem investir em seus negócios nos próximos três meses, um aumento de 8% em relação ao mesmo período em 2018. Por outro lado, 38% não planejam fazer qualquer tipo de movimento nesse sentido e 21% ainda não sabem se o farão.
O indicador que mede a propensão de investimento das MPEs passou de 40,7 pontos em fevereiro do ano passado para 49,0 pontos em fevereiro de 2019, uma alta de 20% na comparação anual. Pela metodologia, quanto mais próximo de 100, maior a propensão para o investimento. Quanto mais próximo de zero, menor a propensão.
Entre os empresários que devem investir, 55% almejam o aumento das vendas; 30% buscam atender ao aumento da demanda e 26% pretendem adaptar sua empresa às novas tecnologias. A principal finalidade para esses recursos será a compra de equipamentos (37%). Em seguida, 25% buscam reformar a empresa e 19% ampliar seus estoques. Questionados sobre a origem dos recursos para investimento, 52% mencionam o capital próprio mantido na forma de poupança; 15% o capital próprio oriundo da venda de algum bem e 23% os empréstimos em bancos e financeiras.

Foto: Adobe Stock

Micro e pequenos empresários estão propensos a novos investimentos
Compartilhe esse post:

Comentários