Movimento Construção Saudável quer discutir o Marco da Impermeabilização
Texto: Redação Revista Anamaco
O Movimento Construção Saudável (MCS) está celebrando, neste mês de novembro, cinco anos de uma história inovadora e impactante, marcada pela luta em promover práticas sustentáveis no setor da construção civil.
Além disso, sua trajetória tem sido trilhada pelos esforços em conscientizar profissionais e consumidores sobre a importância de construir de forma responsável, garantindo a segurança das construções e qualidade de vida para as pessoas.
Jorge Cardoso, presidente do MCS, lembra que o objetivo do Movimento é melhorar as condições de habitação e influenciar políticas construtivas. Por isso, está empenhado em estabelecer o Marco da Impermeabilização no Brasil, que deverá oferecer qualidade e segurança às construções, prevenindo umidade, infiltração e mofo nas residências e auxiliando a saúde pública. Contribuirá na economia de recursos naturais e garantirá obras mais duráveis. Construções mais seguras, saudáveis e sustentáveis para todos. “Estamos comprometidos em fornecer dados concretos que comprovem a relação entre impermeabilização e saúde. Demos início ao primeiro estudo sobre o impacto da falta de impermeabilização na saúde das pessoas na América Latina, em parceria com o Instituto DARA. Acreditamos que, por meio dos resultados obtidos, será possível reforçar com representantes das esferas públicas que a impermeabilização é uma questão de saúde e que é necessária a criação de leis construtivas que vão definir o Marco da Impermeabilização no País”, explica Cardoso.
O estudo, segundo ele, foi iniciado, este ano, no Rio de Janeiro, e está monitorando 20 famílias com histórico de doenças respiratórias, sendo que 10 delas terão as casas reformadas, permitindo avaliar o impacto da impermeabilização na saúde.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI), 85% dos problemas encontrados nas construções brasileiras são gerados pela umidade. A falta de impermeabilização adequada é o grande causador da infiltração, que pode aparecer em qualquer ambiente de um imóvel e gerar mofo e bolor, o que pode trazer complicações estruturais para a obra e para a saúde de toda a família.
Foto: Adobe Stock