Balanço positivo

Movimento maior no varejo físico

Texto: Redação Revista Anamaco

De acordo com o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, o movimento do varejo físico brasileiro cresceu 2,9% em 2025, o que confirma a expansão da atividade comercial, mesmo em um ano marcado por juros elevados e maior seletividade do crédito, sobretudo no segundo semestre.
Camila Abdelmalack, economista-chefe da entidade, explica que o resultado evidencia a resiliência do consumo no País. “Apesar de um ambiente monetário mais restritivo, o mercado de trabalho aquecido e as medidas de suporte à renda contribuíram para manter a demanda em níveis positivos. Ainda assim, o consumo mostrou sinais de moderação ao longo do ano, com impactos distintos entre os segmentos”, afirma. 
Na análise por segmentos, material de construção apresentou o maior crescimento no acumulado de 2025, com alta de 4%. Na avaliação mensal, o indicador aponta crescimento de 1,7% em dezembro, uma alta de 1,5 pontos percentuais em relação a novembro. O recorte por setores indicou queda de 2,25 em material de construção. 
O Indicador é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por cerca de 6.000 estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa.

Foto: Adobe Stock

 

Movimento maior no varejo físico
Compartilhe esse post:

Comentários