Na contramão do mercado, Kohler Brasil investe, cresce e espera mais de 2022 - Revista Anamaco

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Na contramão do mercado, Kohler Brasil investe, cresce e espera mais de 2022

Texto: Redação Revista Anamaco

Antes mesmo da pandemia de coronavírus chegar ao Brasil, em fevereiro de 2020, a multinacional americana Kohler já havia passado pela crise sanitária, cinco meses antes, na China. Dessa forma, já prevendo um cenário desafiador, a empresa adotou como estratégia fortalecer a produção nacional, enquanto as demais indústrias frearam a fabricação de produtos, impactando em um desabastecimento dos suprimentos de construção civil.
Além disso, na contramão do mercado, a companhia ampliou a capacidade produtiva da fábrica, localizada em Andradas (MG), contratou mais um efetivo de 20% e abasteceu o estoque. A coragem de investir se mostrou correta e os resultados vieram.
Alexandre Pavão, diretor-Geral da Kohler Brasil, conta que a unidade brasileira registrou incremento de 90% e 110% em vendas, nos anos de 2020 e 2021, respectivamente, considerado o período de ouro da construção civil. 
Na esteira do crescimento, novos aportes se fizeram necessários. Um deles foi destinado, este ano, ao aumento de 25% na produção em relação ao planejado para o ano, com capacidade total para atendimento do mercado local. Em função do aumento de vendas para o mercado interno previsto para este ano, nossas operações para atender à demanda local estão funcionando em capacidade total”, garante o executivo.
Nesse cenário de boas expectativas, crescimento e investimentos, em novembro deste ano, Pavão, que era diretor Comercial, assumiu a diretoria-geral, passando a responder por Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, que antes se reportavam para a gestão Latam, localizada no México. “Com a mudança, a intenção é que, em quatro anos, a fábrica brasileira seja responsável, exclusivamente, pelo abastecimento do Brasil e destes quatro países”, explica o diretor.
Pavão comenta que todas as linhas de produtos da marca Fiori e as de bacias e cubas da Kohler são fabricadas no Brasil e todas tiveram aumento de suas capacidades produtivas.  Segundo ele, elas chegam às casas dos consumidores por meio dos mais de mil clientes varejistas espalhados por todo o Brasil. “Nossa expectativa é dobrar este número em cinco anos. A Kohler Brasil iniciou a operação com boutiques de material de construção em 2017 e passou a atuar nos home centers no segundo semestre de 2021”, lembra.  
Certa da importância desse canal de vendas para os negócios, a Kohler Brasil investe em c
ampanhas de sell-out, dispõe de  promotores de vendas em home centers, seleciona diferentes mix de produtos por canal de venda, desenvolve expositores e material próprio, promove campanhas para arquitetos e vendedores, trabalha com programas de marketing de influência em mídias sociais e ativa, nos canais de venda, ações relacionadas ao Manchester United, time do qual a empresa é patrocinadora mundial.  “Com projeção de crescimento de 60% em 2022, deveremos manter o trabalho de estreitar o relacionamento nas lojas e focar na abertura de canais, como home centers”, finaliza.

Foto: Divulgação

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