Negócios mais aquecidos
Texto: Redação Revista Anamaco
A Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) acaba de divulgar o resultado do Termômetro Anamaco, estudo realizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV-IBRE). Segundo o levantamento, em julho, aumentou o número de entrevistados que afirmam ter observado aumento das vendas nos últimos três meses. Em nível nacional, o percentual passou de 42% em junho para 54% em julho. Apenas 10% disseram que registraram perdas, o que representa metade do observado na edição anterior da pesquisa.
A melhora nos negócios, segundo o Termômetro, foi registrada em todas as regiões do País, com destaque para o Norte e Centro-Oeste, onde o crescimento nos últimos três meses superou a marca de 60%. No Sul e Sudeste, em relação a junho, cerca de 50% dos entrevistados garantem que registraram incremento nas vendas.
Fazendo um recorte por desempenho de categorias de produtos, o segmento cerâmico permaneceu na liderança, com 68% dos entrevistados registrando crescimento em julho, contra 67% no mês anterior. Já no material básico, a alta foi mais evidente, passando de 46% em junho para 58% na pesquisa atual. As lojas especializadas em material elétrico também seguem em alta, passando de 30% em junho para 41% em julho.
Nos últimos três meses, o estudo destaca a alta nas vendas de produtos básicos (32%), tintas e vernizes (26%) e material elétrico (23%).
A avaliação mensal mostra que, em julho, 56% dos entrevistados registraram alta nas vendas, contra 9% que disseram que os negócios encolheram. Em termos regionais, o Norte manteve a liderança com 72% de respostas positivas. Nordeste, Centro-Oeste e Sul também se destacaram, com incremento que chegou a 63%. Os resultados menos otimistas foram verificados no Sudeste, onde 48% dos lojistas entrevistados garantiram que as vendas melhoraram.
No mês de julho, os revendedores especializados em produtos cerâmicos foram o destaque. Nesse segmento, as indicações de alta chegaram próximas a 70% com apenas 5% afirmando que registraram retração.
Material hidráulico, básico e elétrico revelaram um desempenho parecido. Enquanto 55% dos lojistas registraram alta nas vendas, cerca de 45% informaram estabilidade e, aproximadamente, 10% fecharam o mês em queda.
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