Novas formas de interação - Revista Anamaco

Prêmio Anamaco 2021

Novas formas de interação

SUVINIL 
CLASSIFICAÇÃO NO PRÊMIO ANAMACO 2021

1º LUGAR – PULVERIZAÇÃO
Segmentos: Esmaltes à Base de Solvente, Sistemas Tintométricos,
Tintas para Paredes, Fachadas e Tetos e Tintas para Pisos


Texto: Redação Revista Anamaco
Fotos: Divulgação

Aliar segurança e operações foi a estratégia utilizada pela Suvinil para passar com tranquilidade pelo período de adversidade vivido no ano que passou. O vice-presidente de Tintas Decorativas da Basf para América do Sul, Marcos Allemann, comenta que a empresa agiu rapidamente frente ao cenário de pandemia, criando novas formas de se relacionar com seus públicos.
Entre as iniciativas, o executivo cita a organização de cafés on-line com clientes, webinars com colaboradores e campanhas digitais, voltadas para consumidores, profissionais de pintura, clientes da marca, arquitetos e designers.
Allemann reforça que a Suvinil se organizou para passar por esse período com menos impacto em seus negócios e de seus clientes, conseguiu estreitar o contato com os públicos e cresceu em vendas on-line e via WhatsApp. Com isso, o fabricante se adaptou e fortaleceu parcerias de negócios, desde lojistas a profissionais da pintura, para que a superação dos desafios fosse alcançada em toda cadeia de valor.
Segundo ele, passado o impacto inicial da crise sanitária, a Suvinil segue em busca de bons resultados para seus parceiros de negócios e da facilitação da jornada de pintura. “Oferecemos aos revendedores mais possibilidades de alcançarem consumidores, tanto de forma tradicional e adaptada ao ambiente de pandemia, quanto por meio de ações na sua plataforma de vendas on-line”, destaca. 


MARCOS ALLEMANN
Em 2020, a empresa registrou alta de dois dígitos percentuais nos negócios. Para este ano, a expectativa é de mais crescimento

O executivo comenta que a gestão da cadeia de suprimentos vem sendo um dos grandes desafios do negócio durante a crise. Segundo ele, as flutuações de demanda/oferta, com rupturas em várias cadeias de suprimento, associadas a um ciclo de revalorização das commodities e à volatilidade cambial criaram um ambiente bastante desafiador. “Conseguimos compensar boa parte destes impactos através de nossa estratégia de suprimentos e de uma gestão de melhorias de produtividade”, explica.
Apesar do ambiente ainda de pandemia, juntamente com o trabalho remoto de parte da equipe e todos os protocolos de segurança e saúde, a Suvinil tem reforçado pilares importantes e se mantido próxima aos seus públicos.
Neste ano, em que a companhia celebra 60 anos, algumas ações foram implementadas, como o novo conceito da escolha da cor, fundamento em diferentes luminosidades e aspectos visuais. “A novidade reverbera em seu leque de cores, que foi reformulado a partir desta concepção. O Novo Leque Digital Suvinil, com mais de duas mil nuances, ajuda o consumidor a entender não apenas qual cor ele deseja para o ambiente, mas também quais são as sensações que ele procura por meio das saturações”, pontua o executivo.
Em outra ação, para facilitar a jornada de pintura e acompanhar as mudanças de comportamento do consumidor e da sociedade, a marca renovou sua frente de iniciativas digitais de acordo com as necessidades de cada um de seus públicos, melhorando a experiência de compra, e tornando a navegação on-line mais fluida, prática, amigável e personalizada de acordo com o perfil de consumidor, que está cada vez mais conectado.
Allemann revela que a marca destinou cerca de R$ 250 milhões ao marketing e à excelência operacional nos últimos anos - incluindo o passado - e desde 2020 acelerou sua transformação digital, investindo em conteúdos relevantes para apoiar os consumidores.
Paralelamente, os investimentos fabris continuam. O vice-presidente comenta que a Suvinil sempre investe em tecnologia de ponta e modernização das plantas. Nesse sentido, revela que a unidade fabril Demarchi, em São Bernardo do Campo (SP), onde é produzida a maior parte de suas tintas, tem um grande projeto de modernização visando à maior ecoeficiência e sustentabilidade. “As novas tecnologias viabilizam ganhos significativos para o meio ambiente e sociedade, com redução de impactos com menos consumo de energia e emissões de efluentes”, ressalta.
Considerando que as pessoas ressignificaram sua casa, mas atenta ao desafio causado pela alta do câmbio, Allemann diz que, para este ano, a perspectiva é que o mercado se mantenha aquecido. Em 2020, a empresa registrou alta de dois dígitos percentuais nos negócios. Para 2021, a expectativa é de mais um período de crescimento.

CONFIRA A EDIÇÃO COMPLETA COM TODOS OS RESULTADOS DO PRÊMIO ANAMACO 2021

 

APELO ECOLÓGICO
Projeto de modernização da unidade Demarchi, em São Bernardo do Campo (SP), visa à maior ecoeficiência e sustentabilidade

 

 

 

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