Endividamento e inadimplência

Os vilões da inadimplência

Texto: Redação Revista Anamaco

Pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, que ouviu consumidores inadimplentes há mais de 3 meses, de todas as capitais do País, revela que os principais vilões da inadimplência no Brasil são o cartão de crédito (23%), os empréstimos em bancos ou financeiras (16%) e o crediário (12%).
O levantamento também mapeou quais são os compromissos financeiros em atraso, mas que não levaram ainda o consumidor à inadimplência: mais uma vez o cartão de crédito (15%) lidera a lista, seguido pelas contas de água e luz (10%) e em seguida o cheque especial (9%, com destaque para as classes A/B).
José César da Costa, presidente da CNDL, observa que o País vive um momento de alta inadimplência e de juros elevados, um cenário desafiador que demanda paciência e educação financeira por parte dos consumidores. “Na hora de negociar uma dívida, é importante ir com um planejamento que possa ser realmente cumprido e na hora de buscar um crédito, deve-se sempre considerar todas as taxas envolvidas. Além disso, o consumidor deve ficar atento uma vez que aqueles créditos que ficam disponíveis com mais facilidade, são os empréstimos com juros mais caros”, destaca.
No ranking das contas prioritárias, o estudo mostra que os consumidores pagam em dia primeiro as que são de uso diário e podem ter seus serviços cortados: a internet (73%), as contas de água e luz (68%) e o telefone (65%), seguidos pela TV por assinatura (59%) e plano de saúde (48%)
Já os principais compromissos financeiros dos entrevistados são as contas de água/luz (86%), o cartão de crédito (85%), internet (84%), conta de telefone (80%) e TV por assinatura (67%).
Entre as contas com maior tempo médio de atraso destacam-se parcelas a pagar em cheques pré-datados (15 meses), escola / faculdade / FIES (15 meses), condomínio (13 meses), crediário (11 meses) e os empréstimos (11 meses).
Por outro lado, os compromissos com menor média de tempo são: telefone (6 meses), financiamento de casa própria (6 meses) e financiamento de automóvel (6 meses). “As contas de telefone e internet são prioritárias uma vez que estas ferramentas se tornaram indispensáveis para os consumidores, inclusive para a vida profissional O importante é que o consumidor faça um controle dos seus gastos mensais e mantenha suas contas básicas dentro do previsto no orçamento. Anotar todos os compromissos financeiros e fazer um planejamento mensal inclusive dos gastos extras ajuda o consumidor a ter uma visão realista do quanto pode gastar”, afirma Merula Borges, especialista em finanças da CNDL.

Foto: Adobe Stock

Os vilões da inadimplência
Compartilhe esse post:

Comentários