Otimismo empresarial encerrou o ano com leve alta, mostra estudo
Texto: Redação Revista Anamaco
O Índice de Confiança Empresarial (ICE), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), avançou 0,3 ponto em dezembro, para 90,8 pontos. Na métrica de médias móveis trimestrais, o índice cresceu 0,1 ponto, o que representa a segunda alta consecutiva.
De acordo com o estudo, o Índice da Situação Atual Empresarial (ISA-E) recuou 0,1 ponto, registrando 91,8 pontos. O índice registrou queda em seis dos últimos sete meses, acumulando perdas de 3,9 pontos durante este período. O resultado é 7,0 pontos inferior ao registrado em dezembro de 2024, o que comprova o descontentamento crescente dos empresários com o cenário presente ao longo do ano. Entre seus componentes, o indicador que mede a satisfação com a situação atual dos negócios caiu 0,1 ponto, para 90,7 pontos, enquanto o indicador que mede o nível de demanda no momento presente manteve-se estável em 93,0 pontos.
O Índice de Expectativas Empresariais (IE-E), por sua vez, avançou 0,7 ponto no mês, a quarta elevação consecutiva, alcançando 89,9 pontos. Na análise da entidade, a sequência de altas indica uma recuperação do índice frente às quedas observadas no início de 2025, sinalizando redução gradual do pessimismo dos empresários sobre os meses à frente.
Entre seus componentes, o indicador que mede o otimismo com a demanda nos três meses seguintes avançou 2,6 pontos, para 90,4 pontos, enquanto o indicador que capta as expectativas em relação à evolução dos negócios seis meses à frente recuou 1,3 ponto, para 89,6 pontos.
Foto: Adobe Stock




|| Orgulhosamente desenvolvida por 