Sondagem

Otimismo na indústria

Texto: Redação Revista Anamaco

O Índice de Confiança da Indústria (ICI), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), subiu 3,5 pontos em janeiro, para 96,1 pontos. Em médias móveis trimestrais, o índice avançou 0,9 pontos, para 96,4 pontos.
Em janeiro, houve alta da confiança em 15 dos 19 segmentos industriais pesquisados pela Sondagem. O resultado refletiu melhora tanto nas avaliações sobre a situação atual e quanto nas expectativas em relação aos próximos meses. O Índice Situação Atual (ISA) subiu 4,1 pontos, para 96,4 pontos. O Índice de Expectativas (IE) avançou 2,7 pontos, para 95,7 pontos.
Stéfano Pacini, economista da entidade, frisa que, após um final de ano pessimista, a indústria começa a dar sinais de recuperação da confiança em janeiro. “Nas avaliações sobre o momento atual dos negócios, nota-se melhora da demanda e escoamento de estoques após alguns meses de acúmulo de produtos nas empresas.
Na óptica dos segmentos, nota-se que as perspectivas sobre os negócios melhoraram no horizonte de tempo maior. Apesar desse resultado positivo, o ambiente macroeconômico ainda é complexo, a política monetária seguirá contracionista por um tempo e esse resultado apenas compensa parte da confiança perdida nos últimos meses de 2025. Por outro lado, o mercado de trabalho, o câmbio apreciado e uma inflação mais próxima da meta podem ser aliados do setor nos próximos meses”, avalia.

Foto: Adobe Stock

Otimismo na indústria
Compartilhe esse post:

Comentários